sexta-feira, 4 de março de 2016

Entradas de ar dianteira Puma GT e GTE 1970 a 1972

As entradas de ar dianteiras surgiram no Puma GT (DKW) nas mãos do designer Anisiso Campos, quando reformulou o GT Malzoni. Eram dois filetes verticais, que completavam o charme do novo desenho.
Quando do projeto do Puma GT (VW), Rino Malzoni continuou com as mesmas lanternas dianteiras e as entradas de ar, duas, na mesma posição vertical de seu antecessor. 
No protótipo e nas primeiras unidades, acredita-se que nas dez primeiras, as fendas verticais eram bem próximas as lanternas oriundas do Fissore DKW 1965. 
 Depois a Puma passou mais para o centro, esta sendo posicionada junto a parede divisória do porta-malas, por onde corria a tubulação para levar o ar até o interior do veículo.
 Em 1969, a Puma mudou o formato das entradas de ar, agora na horizontal, com cinco aberturas próximas as lanternas.
 Essas aberturas não eram iguais, sua extensão diminuía nas aberturas inferiores.
 Abaixo uma mostra de entradas de ar em veículos 1969 e 1970, mas todos modelos GT, aqueles sem as entradas de ar próximo ao para-brisa de canto quadrado.


Interessante notar, que as carrocerias não eram laminadas com essas aberturas, elas eram instaladas posteriormente. A marcação do furo das lanternas existia, pois há um degrau para encaixe.
 Com o lançamento do Puma GTE em 1970, essas tomadas de ar tiveram uma ligeira modificação, agora um pouco menores e diminuindo bem da primeira abertura até a última. Apesar desses modelos receberem ar para a parte interna, logo abaixo do para-brisa, as aberturas embaixo dos para-choques continuaram a existir sem função.
 


 Veja que o conjunto de aberturas formam um trapézio mais definido que o anterior.

 E nessa época também, as aberturas eram laminadas depois, na funilaria.
Em 1972, o primeiro a perder essas entradas de ar foi o GTE Spider (conversível) e depois em 1973, o GTE (coupe) também deixou de ostentar.
Reportagem especial aos restauradores fora do Brasil sem muito acesso a informações.

4 comentários:

Luby disse...

excelente materia
abs

Fernando disse...

Então todos os GTE's tubarão ano 72 deveriam ter essas entradas de ar?

luiswynns disse...

Felipe essas entradas eram direcionas para onde???

Comandante disse...

Grande mestre, um abraço de fibra.