sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Clubes - Reclamações e Defesa

Em toda minha vida nunca fiz um julgamento sem antes ouvir as duas partes e nesse caso que vou relatar, não pude deixar de fazer o mesmo procedimento.
Publicado nesse site falhape que apesar ser um site de sátiras, muitos acabam repassando como verdade e outros pensam assim mesmo:

Um determinado clube de automóveis antigos de Pernambuco está pensando em mudar seu estatuto e não aceitar mais Fuscas em seus encontros, o motivo se deu por conta da grande quantidade de churrasqueiras levadas no seu último encontro.“Fusca sempre vai ser velho, nunca vai ter o glamour de um Ford T, o conforto de um Landau nem a esportividade de um Mustang” – Alegou o presidente do clube, que completou ainda “Além do mais, o Fusqueiro ainda trás churrasqueira, espetinho de gato, guaraná Dolly e não consome nada no evento. Por isso fecharemos as portas do nosso encontro no ano que vem, só vai entrar carro com pedigree.” Vários integrantes de clubes independentes se queixaram, pois pagaram a taxa e não conseguiram lugar para expor seus carros. Em resumo: O Fusca finalmente voltará pro seu lugar de origem, deixará de ser considerado carro e voltará a ser tratado como meio de trasporte. 

Imediatamente quando recebi esse comunicado, escrevi para meu amigo Antonio Dourado, que pertence ao CAAPE que me relatou:




Caro Felipe:
A informação não procede, definitivamente.
Nosso presidente, Fernando Miranda, nunca afirmou isso.
Sou diretor do CAAPE e bem próximo dele que é um grande amigo.
Inclusive ele possui uma MP Lafer e um VW TL e trabalhou na Volkswagen até a aposentadoria.
O problema foi o seguinte:
Sempre em outubro/novembro o nosso clube, o CAAPE, pioneiro e mais importante do Estado, fundado em 1983, promove seu Encontro Pernambucano de Veículos Antigos na cidade de Gravatá, mais precisamente no Hotel Portal de Gravatá, resort que reúne todas as condições para um evento dessa natureza. 
O hotel nos apoiou desde o início, disponibilizando suas instalações e infraestrutura sem qualquer contrapartida, valendo se considerar que no fim de semana passado realizamos o 12º Encontro.
São liberados pelos proprietários do hotel e para uso do público e expositores os banheiros, bares e restaurantes, estacionamento, vigilância, sinal Wifi, manutenção e limpeza e etc.
Recebemos este ano mais de 250 automóveis, de RollsRoyce e Ferrari até fuscas, sem qualquer preconceito.
Sempre são reservadas áreas para as categorias de automóveis, inclusive para fuscas, pumas, MP Lafer, militares e etc.
Cobramos dessa vez uma inscrição de R$100,00, com direito a um kit de produtos de valor total mais
elevado que o custo da inscrição e o inscrito poderia expor quantos carros quisesse, desde que fosse de sua propriedade.
Aí surgiram os problemas. Alguns proprietário de fusca fizeram uma inscrição e levaram os carros de todos seus amigos, simulando que eram todos seus.
Até aí tudo bem, em termos. Não tínhamos como conferir um por um.
Porém, como disse antes, o local do encontro é uma propriedade privada que tem suas regras. Regras mínimas mas que devem ser seguidas por hóspedes e também por expositores e pelo público presente ao evento.
Alguns proprietários de fusca, (e de outras marcas), não acataram aos pedidos do hotel de não usarem churrasqueiras entre os veículos expostos. Pense. Estamos no verão do agreste pernambucano. Com isso o gramado do hotel fica seco e 15 ou 20 churrasqueiras a gás são o convite à tragédia. Além do mais, carros antigos sempre podem pingar um pouquinho de gasolina. Enfim, não era aconselhável e todos sabiam disso, (sem falar nos excessos de farofa e maionese).
Apesar de tudo, alguns proprietários de fuscas não atenderam aos nossos pedidos e fizeram seus
churrascos até o fim dos seus volumosos suprimentos.
Por fim volto a lembrar que o evento não se realiza em uma praça ou parque público e os proprietários desse hotel, como em qualquer outro estabelecimento do tipo, têm direito a impor algumas regras, principalmente se essas regras dizem respeito à segurança.
Desculpe tanto blá blá blá mas a noticia é completamente infundada e os fuscas são amados e bem vindos no CAAPE, assim como pumas, lafer, miura e etc..
Há vários sócios do CAAPE, inclusive eu, que possuem fuscas.
Além do mais, vários sócios do CAAPE possuem churrasqueiras a gás mas só fazem uso delas
quando permitido. É o mínimo que se espera.
Inclusive houve premiação exclusiva para fuscas, como você poderá ver no face antes indicado.
Mando cópia deste ao presidente do CAAPE, Fernando Miranda.
Abraço,
Antonio Dourado

2 comentários:

Luciano Pinheiro disse...

Cara eu simplesmente "detesto" gente que lê qualquer porcaria na internet e sai publicando como se fosse verdade absoluta sem, pelo menos, tentar buscar a fonte ou ouvir a outra parte. Tanto que eu nem dei bola para esta informação, primeiro por achar absurda demais para ser verdade e segundo por vir de um site sem a mínima credibilidade. Tenho certeza de que esta notícia foi forjada por alguém que esteve no referido evento e se sentiu "ofendido"!
E querem saber mais, eu teria feito o mesmo que o clube fez! Gente que não sabe se relacionar com o mínimo de cordialidade, não merece participar de evento nenhum.

Mazinho Rocha disse...

Toda história tem 3 versões. A de um lado, a de outro e a verdadeira. Nada mais justo do que ouvir as partes. Repórter investigativo Felipe Nicoliello esclarecendo os fatos.
Graaaaaande abraço!