terça-feira, 25 de junho de 2013

Puma GTC 1981 - Exportado e Repatriado

O Puma GTC 1981 é um dos 150 Puma que foram exportados ao Estados Unidos e voltaram por não poderem desembarcar devido a não atender a legislação norte-americana, que acabara de sofrer alteração. Posição autoritária do órgão americano, mas como o país vinha enfrentando uma crise econômica, principalmente na indústria automobilística,  a decisão pendeu para o lado mais fraco.
Este Puma é do Luiz Bomediano de Pirapozinho-SP, próximo a cidade de Presidente Prudente. 
 Por se tratar de um modelo monocromático, a capota é com vinil na cor bege acinzentado. A saia traseira deveria ser em preto fosco, mas atualmente não está mais.
 A saia dianteira (spoiler), nesta imagem, ainda está em preto. As lanternas de sinalização laterais estão numa cor diferente da âmbar original. O espelho retrovisor é dos anos 90, modelo BMW. Detalhes estes que o Luiz está providenciando a volta ao original.
 Entrando no Puma...
 ... Vemos que as laterais já foram substituídas, pois estão com costuras por máquina de linhas e na verdade eram costuras eletrônicas, aqueles que parecem apenas uma depressão no courvin. O desenho é correto, assim  como maçanetas e puxadores.
 O interior identifica a origem do modelo.
 Os bancos e forrações originais em bom estado de conservação.
 O banco do passageiro.
 O volante foi substituído, mas o painel...
 ... O velocímetro marcação em quilômetros e milhas.
 Os instrumentos e botões originais - central do ascendedor de cigarros e os das extremidades do controle do ar. O sistema de ventilação forçada foi introduzido posteriormente.
 No console modelo exportação, o relógio análogo de horas. A bolota do cambio vai voltar a ser original, por enquanto esta alternativa cumpre a função.
 Muito procurado, o relógio de horas fabricado pela VDO exibia a marca Puma.
 O console tinha cinzeiro - aquele traseiro do Opala 2 portas - próximo da alavanca do cambio.
 Os controles do vidro elétrico ficavam no console, mas neste caso, foram adaptados. Podemos ver os ressaltos marcando a posição dos dois botões originais, que não foram perfurados, indicando que este Puma não tinha o opcional.
 O console, como nos modelos antigos, chegava até o final do túnel. Aqui vemos a chave geral da bateria, item obrigatório nos Estados Unidos.
 Do outro lado, o puxador de abertura do capô traseiro, o botão original na cor marrom.
 O carpete é original, com debrum e tapete sobreposto. No canto, abaixo do logo Puma Classic outro indicador...
 ... A plaqueta fixada na coluna da porta do motorista, obrigatoriedade americana, indicando data e pesos.
 Um Puma ainda muito integro.
 Detalhe da presilha e forração da capota.

 Como o Luiz não gostava do spoiler em preto fosco automotivo, porque na cor do carro, segundo ele, o Puma fica mais encorpado e mais atraente.  Mandou pintar da cor do carro, contra a minha vontade.
 No porta-malas ainda bem original, o bocal do tanque foi mudado de lugar, talvez para evitar os incômodos  vazamentos de combustível, desde os primeiros Fuscas com tanque baixo.
 A plaqueta exportação na língua inglesa.

 O motor 1600 cc com seus respectivos carburadores, coletores e filtros, tudo original. Apenas o distribuidor centrífugo foi substituído por outro de avança rápido.

 Detalhe do coletor Puma...
 ...E do carburador Solex.
 A cor, o branco perolizado, era muito querido no começo dos anos 80.
 As rodas são originais...
 ... Fabricadas pela Scorro...
 ... Na medida 14 X 7 polegadas.
Como este, outros 149 Puma modelos GTI ou GTC retornaram ao Brasil, mas questiono: - quantos sobrevivem? Talvez muitos ainda estejam por aí descaracterizados.

14 comentários:

Rinaldi disse...

Belo carro, este sim um repatriado e não aquela tranqueira (http://www.pumaclassic.com.br/2013/05/gti-198081-exportado-e-repatriado.html) anterior.

HELDER disse...

FELIPE , PARABENS , É MUITO AGRADAVEL LER AS MATERIAS COM A RIQUEZA DETALHES QUE SÓ UM PROFUNDO CONHECE DOR DE CARROS COMO VOÇE PODE NOS PROPORCIONAR . ABRAÇO , HELDER RAMOS.

Felipe Nicoliello disse...

Rinaldi,
Ao invés de ficar metendo o pau, vai fazer fotografia que a Galeria do Rinaldi está parada...

Helder, obrigado.

Leo Gaúcho disse...

O console é praticamente igual aos que foram utilizados no P-018.

Unknown disse...

A pesar de não original, não gosto da pintura preta abaixo dos patachoques tmb. Muito melhor na cor do carro, na minha opinião.

Felipe Nicoliello disse...

Exato Léo.

David, também não gosto, mas era assim na época, um modismo de estilo.
Apesar de ser Mustang, o modelo 1974 é muito feio, eu odeio, mas um estilo da época que não agradou. Se tivesse um, jamais tentaria melhorar seu estilo. Nasceu assim, morrerá assim. Se não me agrada, comprarei um do meu gosto.

perlatti disse...

Felipe, bela matéria, quase comprei uma dessas antes da minha, era de SBC, mas, tinha muitos detalhes a fazer, a propósito eu vi um 79 GTS, monocromática parecia ótima, tem notícias dessas. um abraço Luiz GTC Mauá.

walter ramos disse...

Bonito o carro.
Detalhes preservados.
Otima referencia para quem precisar informações.

Um adendo:

Prezado Rinaldi

Assim como o Felipe , notei sua ausencia no blog com aquelas belas imagens.
Apareça e nos presenteie como de costume!

Rafael Ribeiro disse...

Quando penso num Puma GTC, sempre me vem à cabeça a cor Branco Perolizado, marcou época...

Anônimo disse...

kkkkk chupa Rinaldi ...kkkkkk

Unknown disse...

Amigo, gostaria de saber se vc conhece alguem que tenha pra vender uma roda palito 4 furos para ser usada no fusca...Preciso comprar uma roda pra completar o jogo...fico no aguardo! (e-mail: henrique_ayres@hotmail.com)

Felipe Nicoliello disse...

Henrique não sei que possa ter.
Veja no ML lá aparece de tudo.

Unknown disse...

Alguma chance de placa preta??

Daniel Pardo disse...

Puma monocromático é novidade para mim, entrando nesse blog agora eu sei que tem.