quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Puma AVL

 A empresa Alexandre Veículos Ltda. fabricou diversos modelos de mini carros motorizados para crianças e um deles foi o Puma AVL, modelo baseado no Puma GTE Spider de 1971. Existiam duas opções de compra: com ou sem abertura do capô dianteiro; com ou sem abertura das portas. O Puma AVL era proporcional e continha muitos detalhes idênticos ao modelo de origem, sendo um verdadeiro mini Puma conversível.
Hoje existem muitos Puma AVL, mas a maioria sofreu modificações e atualizações e para minha surpresa, o meu novo amigo Helder Ramos de Ribeirão Preto me mandou fotos de seu Puminha que ganhou aos 4 anos de idade de seu pai e o mantem intacto até hoje. Ele vai começar o projeto de restauração, claro que com minha ajuda. 
 O que impressiona são os detalhes exatamente como saiu da AVL, como a cor, os emblemas...
 ... O aerofólio e lanternas traseiras originais...
 ... E a placa de licença, com o ano do Puma.
 O motor utilizado pela AVL podia ser de Lambreta ou motor estacionário, tudo dependia do dinheiro a gastar.
 No modelo que não tinha abertura das portas, apenas o filete pintado, mantinha a depressão na porta para encaixe da maçaneta.
 O painel lembrando madeira, como no Puma Spider, era um plástico colante. O volante e a bolota do cambio tinham o logotipo da AVL. Nesse caso, apenas a bolota ainda tem esse emblema.
 O rádio era outro opcional e no Puminha do Helder um rádio da época: Bleekmann de ondas médias.
Ainda está no carrinho a plaqueta da AVL.
As rodas originais com emblema AVL.
 E os faróis verdadeiros, de vidro, que ainda não sei de que veículo era derivado, porque o tamanho é menor que os tradicionais blocos óticos de 180 mm.
 E vou ter que descobrir, porque o farol do lado direito quebrou devido a uma pequena batida.
Interessante no Puma AVL é que tinha o bigode como no Puma GT e GTE, coisa que o Spider nunca teve e a depressão do capô dianteiro era apenas um filete pintado, coisa que somente o saudoso Alexandre poderia explicar.

10 comentários:

luis wynns disse...

sempre que eu lia algo sobre mini puma eu achava que fosse so um brinquedinho, mais me surpreendi com esse mini, com motor e tudo

Adauton disse...

Morei em Ribeirão Preto durante dois anos, é impressionante a quantidade de raridades que encontramos circulando por aquela belíssima cidade, vi diversos Mavericks, opalas, Bel air, ford, antigos etc.. privilegiada pela localidade sem a Maresia que consome os carros e pela paixão do ribeirão pretano pelo automobilismo, La eu morava a 2 quadras da casa do fusca...
Bons tempos

Leo Gaúcho disse...

K
A
R
A
L
E
O
!!!
Um fóssil vivo!!!

André Lemes disse...

Incrivel, voltamos no tempo!

Parabéns ao dono!

provavelmente é o mini puma numero de fabricação 25!

André Lemes

André Lemes disse...

Bacana demais, eu não poderia deixar de comentar novamente hehe

Nesse caso precisa-se ter muito cuidado com a restauração, vejo que a tapeçaria e os pneus por exemplo estão em bom estado, são essas peças que contam a historia, normalmente o pessoal refaz tudo e ai se perde toda a essencia, eu o manteria o mais original possivel, trocando o minimo de peças e quem sabe... acho que um bom polimento e um "tapinha" ele ja ficaria demais!

Um Abraço!

André Lemes

Tatu disse...

Eu gosto e admiro carro bem cuidado, precisa fazer a fibra e uma pintura inteira, mas se a forração, pneus e outros estiverem bons eu manteria a originalidade também, isso é história, Parabéns ao dono ... eu quero, buuuáááá !!!

Bruno Bastos disse...

O Puma Avl foi meu primeiro carro, mas o meu sem motor não saia do lugar, eu ficava horas sentado nele imaginando estar viajando, devia ter uns 3 ou 4 anos, ai meu pai o vendeu. Depois de adulto comprei uma Puma GTS em péssimo estado agora fico sentado nela imaginando como ele vai ficar quando a consertar,o que pelo jeito vai demorar rsrsrs ainda bem que eu tenho bastante imaginação...

Angelo disse...

Eu tenho um um desses, mesmo modelo sem abertura de portas e capo dianteiro, esta em fase final de pintura so que vou ter que vender, não tenho mais tempo pra mexer nele e não tenho mais espaço pra guardalo, esta completo com chassis freio, as 4 rodas são novas, caixa de direção, ainda tenho os bancos e forros de porta velhos pra servir de modelo pra novos, e um motor de Cg125 ou Rx125
2 tempos, interessados poden entrar em contato pelo email angelo@miglioranza@hotmail.com
aceito troca por honda cb450dx acima de 1990 obrigado

João Rocha disse...

Angelo, tem como me enviar fotos desse seu carrinho!?
Email: joaoantunesrocha@gmail.com

amauri disse...

eu tenho dois motores destes estou colocamdo ignicao dt eletronica.