sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Artigo (65) - Mini Puma, Salão 1974 e A Tribuna de Santos

No dia 25 de novembro de 1974 no jornal diário "A Tribuna", da cidade de Santos-SP saiu um artigo mencionando o Mini-Puma presente no Salão do Automóvel daquele ano, há 42 anos. A descoberta foi do meu amigo Eduardo Rodrigues, jornalista de Santos.
Interessante o texto, só vem corroborar minha tese que a Puma estava anos a frente da concorrência. Tudo que se lê no artigo parece bem atual, veículo barato, econômico, fácil manutenção, eficiente, espaçoso e com linhas modernas. Até nos problemas, o assunto parece atual, o governo não libera o empréstimo para a construção da nova fabrica.
 Abaixo o chassi do Mini-Puma, com motor dianteiro e dimensões reduzidas.

4 comentários:

Daniel Pardo disse...

Só para ver como são as coisas, há 42 anos atrás, quando a tecnologia era praticamente nula, se tinha muito mais ousadia para se fazer automóveis do que hoje, que temos toda a tecnologia possível e imaginável para se fazer carros interessantes e no entanto hoje, tudo o que se vê é mais do mesmo.

Jad Bal Ja disse...

Ola Felipe,

Estava eu passeando pela internet e no site Lexicar (alias uma pagina bem interessante) tem uma foto de um protótipo do mini puma que nunca tinha ouvido falar. Eu conhecia o primeiro projeto do mini-puma apresentado no salão de 74 e o mini-puma da Daihatsu. Mas parece que entre estes dois teve um modelo intermediário:

http://www.lexicarbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/05/puma13.jpg

Vc sabe se tem mais alguma informação sobre esse protótipo? Que fim levou o bicho?

Jad Bal Ja disse...

Ola amigo Felipe,

Primeiro parabéns pela pagina muito interessante. Sou um curioso sobre a industria automotiva brasileira e carro em geral e gostei muito da sua pagina.

Mas passeando pela internet me dei de cara com uma informação que desconhecia. Tinha conhecimento de dois modelos de mini-puma, o primeiro claro é esse do salão de 74 de dois lugares, o segundo é o modelo baseado no Daihatsu. Mas parece que entre estes existiu um modelo intermediário:

http://www.lexicarbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/05/puma13.jpg

Alias muito bom esse site Lexicar.

Vc tem mais alguma informação sobre esse carrinho? Que fim levou o protótipo? Será se tbm foi perdido?



Felipe Nicoliello disse...

Jan Balder, veja também essas publicações que fiz: http://www.pumaclassic.com.br/2008/12/mini-puma.html
http://www.pumaclassic.com.br/2009/01/reportagens-09.html
http://www.pumaclassic.com.br/2009/09/historia-do-mini-puma-1.html
http://www.pumaclassic.com.br/2011/04/historia-puma-interesse-internacional.html
http://www.pumaclassic.com.br/2015/03/fora-de-area-new-smart-for-two.html