terça-feira, 15 de setembro de 2015

Tanque de Combustível Puma P-018

Por ser um item muito diferente de todos os outros veículos Puma, vale o registro. 
Com a ajuda do meu amigo Minoru de São Paulo, podemos mostrar e falar sobre esse tanque bem especial.
A princípio devemos ressaltar que o tanque de combustível do Puma P-018 era localizado na traseira, em cima do eixo e não como costumeiramente em outros modelos Puma com motor VW, na parte dianteira.
Com isso, no Puma P-018 ganhava-se um grande porta-malas na dianteira do veículo...
...Mas perdia-se algum espaço na parte interna, que em outros Puma é o verdadeiro porta-malas.
A princípio vamos pensar que retirando o tanque da dianteira, a frente fica ainda mais leve e todo peso concentra-se na traseira, correto até certo ponto, pois primeiro a suspensão traseira do P-018 era de arrasto, proporcionando uma melhor estabilidade para um carro que saía muito de traseira. Segundo porque a concepção do formato do tanque leva a uma melhor distribuição de peso. Com a palavra meu amigo Minoru:
Aproveitando que retirei o motor do meu P-018 para a troca da embreagem entre outras coisas por fazer nele, tirei essas fotos do tanque de combustível do meu felino e como comentei anteriormente com o Irineu, o tanque de combustível da P-018 é igual a cabeça de bacalhau: todo mundo sabe que tem e onde fica, mas ninguém ou quase ninguém nunca viu!
A primeira conclusão é que, pelo visto, não se trata de adaptação de um tanque de nenhum outro veículo, mas sim feito sob medida para ele e de formato totalmente diferente ao usual.
Na  foto abaixo, nota-se que o tanque tem lateralmente a forma de um retângulo cortado diagonalmente. Partindo da parte superior,  o seu angulo agudo está posicionado sobre o câmbio e o motor de arranque -  note o cano para abastecimento e o respiro do tanque saindo à esquerda desta mesma foto.
Já na segunda foto abaixo, a parte mais larga do tanque está presa à carroceria por porcas, à esquerda abaixo e acima da boia de combustível, que também faz o papel de pescador e, podendo visualizar o cano de abastecimento à direita da foto. Na parte de baixo do tanque, ele possui um corte reto retangular em ambos os lados - o qual não consegui fotografar - que provavelmente sejam para livrar a suspensão traseira de qualquer contato.


Desta forma, com o tanque cheio e a suspensão traseira aliada a uma rodagem maior (aro 15") deixa a traseira mais alta que o normal, característica típica do P-018, o que joga ainda mais o peso para o centro do carro e assim melhorando o equilíbrio. Vale lembrar que, por conta do seu formato triangular mesmo com o tanque sendo esvaziado o peso do combustível sempre estará concentrado adiante do eixo traseiro.
Então como eu nunca ví nenhuma foto do tanque dele em lugar algum, aproveitei e tirei estas fotos que eu lhe mando para incrementar o seu precioso banco de dados chamado Puma Classic!

Realmente tanque de combustível do Puma P-018 pouquíssimas pessoas o viram fora do carro. Infelizmente eu não consegui nenhuma foto, fico devendo essa.
Realmente a intenção do formato desse tanque é justamente essa, para que sempre o peso esteja direcionado ao centro do veículo. Como o projeto do Puma P-018 foi de Milton Masteguin, ninguém melhor que seu filho Newton Masteguin, que trabalhou com o pai na Puma e depois na Chamonix, para avalizar a questão:
Felipe, era essa a intenção, melhor distribuição de peso. Abraços Newton.

2 comentários:

e mizuno disse...

Felipe bom dia. Favor informar se no P018, a pintura onde fica o pneu estepe é em quantil, e no porta malas propriamente dito é na cor do carro ou outra cor como aparenta na foto 1. Aproveitando qual a cor original branca de catálogo do ano 1984.

Obrigado

Felipe Nicoliello disse...

Mizuno,

Como mostra a primeira foto, somente o local onde vai o estepe é quantil, a área do porta-malas é da cor do carro.
No compartimento do motor é todo quantil.
A cor branca para Puma em 1984 era utilizado o Branco Paina VW de 1981.