sexta-feira, 15 de maio de 2015

Perguntas e Respostas - Adaptação de Bancos Recaro

Pergunta:
Boa tarde Felipe, 
primeiro quero parabenizar pelo site com conteúdos incríveis sobre Puma, quando tenho alguma dúvida sempre recorro a ele e já me safou de algumas furadas. Estou reformando meu GTS 1979 ainda com bancos originais, porém, o mecanismo dele da Probel deixa muito a desejar. A engrenagem sempre estraga e também solta a mola. Por esse motivo comprei dois bancos Recaro do Gol GTS 1990 com trilhos originais para tentar colocar no meu Puma. Você tem alguma ideia de como adaptar para ficar em uma altura aceitável como nos Puma AM 1,2,3 e 4? Você tem alguma foto de como é a fixação dos bancos Recaro nesses modelos Puma ou algo que me ajude? Muito obrigado.
Daneil Anverze
Resposta:
Daniel, pelo que eu sei o problema não está nos trilhos, pois os originais são fixados no chassi e podem ser colocados em qualquer banco, uma questão de cortes e soldas. O importante em banco Puma é a altura do assento, que no Puma é bem baixo. Mas vamos pedir a opinião do meu amigo Leonardo Flach:
Daniel, 
A adaptação é como o Felipe falou, a fixação é direta no assoalho.
Os bancos Recaro são muito bons e utilizam um trilho padrão. Normalmente os bancos tem uma fixação no assento, que vai aparafusado o trilho superior que é encaixado no trilho inferior e daí o pedestal / base que afixado ao assoalho. Este pedestal / base é a parte em que tem um acabamento de plástico em volta com a palavra "Recaro" em alto relevo. Isso não tem nos AM4. 
Os trilhos do Chevrolet Corsa são mais recomendados para adaptações, pois daqueles que pesquisei são os mais baixos possíveis. São os únicos que se adequaram perfeitamente na restauração do Puma GT 1968 (foto abaixo), justamente por deixar o banco baixo como o original. 
Nos modelos Puma AM4 não é utilizado o pedestal / base do Gol GT, embora o banco seja Recaro. Não sei lhe informar de que carro foram adaptados ou se foram mesmo, pois alguns itens a própria Puma fabricava. Outro detalhe importante é o assoalho do AM4 que são de fibra de vidro, tornando o carro quase um monobloco. Como não existia mais o chassi de Brasília, a Alfa Metais optou por colocar chassi de Fusca sem os assoalhos, somente o túnel e os assoalhos eram integrados na carroceria. Portanto, mais baixos que os assoalhos de chapa de aço do Brasilia e um pouco mais largos, o que facilita a colocação dos bancos Recaro, mesmo que a roldana de regulagem de altura se encontra praticamente no limite da base do chassi lateral, que no seu caso será a caixa de ar do GTS. 
Portanto, mais do que colocar o banco Recaro dentro do seu Puma é importante verificar na largura, se ele encaixa bem e, se tem espaço para ele correr para frente e para trás sem roçar no túnel ou na caixa de ar.
Posto isso, se seu carro ainda possui o banco original, nem imaginaria adaptando outro banco. Se o concerto que mandou fazer quebrou novamente é porque alguma coisa está sendo executada errada ou talvez, o material empregado não sejo o recomendado. 
Uma catraca Probel hoje é disputada a tapa nos sites de vendas pela Internet e mais do que isso, na atual conjuntura do meio automobilístico, passada a ondo dos tunning, o original está sendo cada vez mais valorizado. 
É claro que o carro é seu, mas este banco original na época era o que havia de mais moderno, então eu pergunto:
- Por que não deixar original como na época?
- Você compraria um Gol GTS com bancos de Puma?
Abraços Leonardo Flach.

5 comentários:

Anônimo disse...

Daniel:

Enquanto aguardava a restauração dos bancos originais de meu AM1, adaptei bancos de escort/ka. Ficou tão bom e confortável que os originais ficaram prontos e ainda uso os adaptados. Funcionam perfeitamente. Se precisar de fotos, peça em ad1@oi.com.br.

Stael Alves disse...

Daneil Anversi,

Tenho os RECARO adaptados no GTE 78. Não sei como foram feitos, comprei o Puma com estes bancos. Os trilhos parecem artesanais. Estava a alguns minutos procurando um banco retro para o Puma, porque os originais estão dificil. no site da San Marino Race tem uns trilhos universais que possivelmente atenda.

Como o Leo falou: o ideal é rever o que acontece com seus originais.

Sem nenhuma pretensao. Caso faça questão dos RECARO, tenho eles já adaptados e aceito os originais em troca rsrsr.

Flávio disse...

Olá pessoal!Quando comprei minha GTS 79,ela possuia os bancos originais!Porém o antigo dono cortou o encosto de cabeça para adaptar os encostos reguláveis! Para não perder os bancos que tinham todo o restante da estrutura ainda originais,coloquei as espumas estilo Recaro as catracas insistiam em desprender ou seja a peça que encaixa dentro da engrenagem para travar o banco na posição desejada estava desgastada,e como esta peça é de ferro fundido, um amigo que é torneiro mecânico fez uma solda especial para repor novamente na peça a porção de material que ela tinha perdido ao longo do tempo! Ficou perfeito,além disto as duas catracas foram desmontadas pintadas em epóxi,ficaram iguais a novas e sem nenhuma folga! Os trilhos antigos originais eram de aço e estavam bem feios,mandei reproduzi-los em aço inox e também ficaram perfeitos!Fiz de tudo para não perder os bancos originais,até por que são bem difíceis de encontrar.Se tivesse que substituí-los eu optaria pelos antigos bancos PROCAR Classic,que eram moda nos anos 70/80 e que ainda estão em produção!

Flávio disse...

Boa noite, tenho 1.90 de altura e estou restaurando minha puma GTE 1977 e sinto que talvez nao caiba dentro, gostaria de sugestões, originalidade terá de ficar de lado... Obrigado

Felipe Nicoliello disse...

Flávio não se preocupe que vc vai caber. Se fosse o Puma tubarão, eu aconselharia vender, mas o 1977 sem problemas.