quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Fora de área - Confronto Gerações Porsche

Andando pelas ruas de São Paulo, eu e meu amigo Fernando Mauro, proprietário de um Envemo Super 90 1980 Coupê, encontramos um Porsche 911 Carrera 4S, provavelmente de 2009. Não houve dúvida, Fernando teve a ideia de fotografá-los juntos. 
O Envemo aqui representando o Porsche 356B T6 / 356C de 1962 a 1965, afinal a diferença entre o original Porsche e o Envemo são mínimas. Devido ao chassi de Brasília ser mais largo, base do Envemo, a traseira deste é ligeiramente mais larga, quase imperceptível, mesmo lado a lado com um original. Outro detalhe mais fácil de identificação são os limpadores de para-brisa, que no Envemo descansam do lado do passageiro e no Porsche do lado do motorista. O escapamento com a grade de cobertura também é outra diferença entre a réplica e o original. Na Feira de Hannover de 1980, um diretor da Porsche declarou: - É a recriação do 356, até a sensação que se tem ao dirigir este automóvel, lembra o original. 
Os quarenta e sete anos de diferença dos desenhos surgem logo na frente, mais em virtudes dos materiais mais modernos no modelo recente, pois a linha e suas formas são quase as mesmas.
 Lateralmente notamos a mesma situação, materiais mais modernos e técnicas de fabricação evoluídas fazem do modelo moderno ser jovial, mas nunca perdendo suas origens em sua forma geral.
 Na frente do 911, prevalece a aerodinâmica para vencer velocidades mais altas, mas seu parentesco continua com o mesmo DNA.
 Ver os dois modelos cria um certa dúvida na preferência de qualquer apaixonado por Porsche. Beleza sobra nos dois modelos. Status também (caso fosse um 356 verdadeiro), pois os dois estariam na casa dos milhares de dólares. A maior diferença entre eles é exatamente o tempo, o antigo cria o saudosismo e tudo que ele ainda pode fazer perante os veículos modernos, mesmo tendo 44 anos de defasagem tecnológica. O moderno induz em tudo que pode fazer nas vias em sua condução espetacular.
 Mas olhando esses dois por diversos ângulos, o coração bate mais forte...
 ...Principalmente quando o ângulo seja esse, olhando o compartimento da usina de força do modelo moderno.
 Simpático, emociante, arrepiante, seja qual for o adjetivo, antes de tudo um PORSCHE.

6 comentários:

EGO's disse...

Este é o tipo de fotos que eu sempre quis fazer. A comparação entre o novo e o antigo denotando que as linhas do 356 não envelhecem ou seja, uma obra de arte! O amigo Fernando caprichou nas fotos e claro que o envemo ajudou...Trata-se de um exemplar com alto nível de originalidade. Notem o emblema "Super 90" item rro nos Envemo e também o suporte de placa tipo Mercedes.
Felipe, os canos de descarga do escapamento no Envemo foram copiados dos Porsche 356 Carrera 2 que usavam o motor 4 comandos: Porsche Type 547 Four Cam Engine by Dr. Ernst Fuhrmann.

Leo Gaúcho disse...

Belas Máquinas!!!!

Halle disse...

Felipe
Tudo ok
Belas fotos
Na duvida prefiro ficar c/ os 2, mas de preferência c/ um 356 S 90 Original.
E realmente verdade q na dirigibilidade (fiz rali para Chamonix) a replica (Envemo e Chamonix SOMENTE) e tão boa (ou ate um pouquinho melhor) qdo bem motorizada do q o original
MAS
Entre uma replica q p/ melhor q seja sempre vai ser uma “denorex” ao passo q uma boa Puma original vai ser sempre uma original e c/ historia semelhante ao próprio desenvolvimento da 356 PreA, c/ componentes de VW, melhorados e uma carroceria esportiva.
MAS
Não posso negar q varias vezes me vi namorando um Envemo......MARAVILHOSO.
abs


Felipe Nicoliello disse...

Edson,
Essas fotos são minhas, o Fernando tirou as dele, quase iguais.
Realmente o Envemo do Fernando está muito original é um show.
Concordo que o Luiz Fernando Gonçalves copiou as saídas do escape e grade do Carrera 2, mas a proposta era réplica do Super 90 e essa cópia de saída não ficou exatamente igual ao Carrera, como em todos os detalhes perfeitos que ele aplicou no Envemo. Então podemos dizer ser um detalhe exclusivo do Envemo, assim podemos diferenciar a recriação do original.

walter ramos disse...

Eu, um apaixonado pelos PORSCHES desde os 18 , tenho um prazer "quase sexual" ao ve-los como nesta reportagem.
Só lamento ainda não ter realizado este sonho de consumo. Não desisti de realiza-lo !

Daniel Pardo disse...

É... "Titio" Ferdinand era um gênio...