terça-feira, 17 de setembro de 2013

Fotos do dia - Sonho de consumo

Para o VI Puma Jundiaí ocorrido no último domingo, o meu amigo Carlão de Campinas-SP mexeu com o coração de muita gente. Levou um "cavalinho" com carreta repleto de Puma. No total foram seis veículos que compareceram ao evento, porque dois foram rodando. 


 O preocupado Carlão com a segurança de suas preciosidades. Paixão Puma.

15 comentários:

Anônimo disse...

Esse econtro de Jundiaí deveria ser levado mais à sério. Os avaliadores nem olhavam os carros direito para que o negócio fosse mais justo. Foi premiado uma sucata de Puma, convenhamos! Meu carro tem 45.000 Km originais, selo com número do chassis que saía de fábrica, assoalho original, chaves originais; manual original, todos os pneus CN 36, nota fiscal; escapamento original Kadrom e o imaculado interior marrom, totalmente original e " Os avaliadores" não se preocuparam nem em abrir a porta pra ver o interior.Talvez quisessem premiar, como sempre, os que lhes convém! Primeira e última vez que vou a este encontro.Que fiquem sempre na mesmice. Já haviam me avisado sobre isso, pois essa opinão já foi dada por outros.

Ricardo Thome disse...

Felipe, vou ser sincero e dar a minha opinião e cara pra bater aqui.
Eu fui ao evento e quando cheguei esses carros estavam sendo descarregados. Pensei comigo... "Bom, deve ser um pessoal que fretou o caminhão e veio de longe...Brasilia, Rio Grande do Sul...whatever" E entrei no evento.
Na premiação esse senhor, beliscou 3 (três) prêmios. O GTB com lanterna de SAAB já seria suficiente pra ganhar um de tão raro que é. Hoje visitando o seu blog, vejo que esse senhor me leva 5 ou 7 carros para o evento. E eu pergunto, por quê? Isso no mínimo soa como um gesto de EXTREMA ARROGÂNCIA, pra mostrar que é o "phódon". Eu mesmo fui com a turma do Avallone e um dos nossos colegas tem 3 carros. Ele escolheu 1 e foi... Por sorte e capricho, o GT 69 dele levou um prêmio, muito merecido, diga-se de passagem. Para a coisa ficar séria como o colega acima cita, deveria ser limitado a participação de um único carro por participante e que o mesmo esteja com o nome no documento que roda com o veículo, caso contrário participa do evento, mas não da premiação! Entendo que somente assim, sendo justo com todos, o evento ganha mais credibilidade, critério e respeito de todos os participantes. É isso! Abs.

Anônimo disse...

Acho que os 2 comentarios anteriores tem bons e fortes argumentos. Serão contestados claro mas não deixarao de ser bons argumentos e um outro ponto de vista

Anônimo disse...

Fiquei curioso para saber sobre os carros premiados Acho que o Felipe vai postar muitas fotos em breve e citar os carros premiados com seus respectivos premios

Uma idéia: que tal um historico de premiacões ao longo do tempo em uma coluna do blog? não só Jundiaí mas em todos os encontros

Assim ficaria claro se os argumentos apresentados tem fundamentos Melhor que apenas palavras dizem que contra fatos não há argumentos

Anônimo disse...

isso vai dar pano pra manga kkk
Tem um clipe no youtube que fala justamente da necessidade das pessoas encontrarem seus grupos e da importancia de trofeus.

São 4 minutos e vala a pena ver
http://www.youtube.com/watch?v=anAYwLwVG3U

Anônimo disse...

Os dois ultimos comentarios foram muito sensatos. No meu ponto de vista deveriamos participar de ENCONTROS, e nao nos preocupar com premiacoes. O valor esta na satisfacao possuirmos um(a) PUMA.
Quanto ao pessoal de Jundiai,mostraram ser atenciosos, o local escolhido foi muito bom, portanto vamos enaltecer o trabalho dos mesmos.

Felipe Nicoliello disse...

Senhores,

Acho mais plausível dar explicações diretas as pessoas identificadas, não há porque temer, a opinião de cada um deve ser respeitada e aqui no blog, essa regra prevalesse. Se em algum comentário me excedi, sempre foi por causa do anonimato, parece coisa de quem quer se esconder.

Mesmo assim responderei:
Não fui responsável pela premiação de Jundiaí, infelizmente cheguei tarde ao evento, mas nos dois anos que participei, não ouvi reclamação. Essa é uma tarefa muito difícil, somente juízes com muito conhecimento da marca podem julgar sem ser julgado.
Além disso, o tempo para vistoriar todos os carros é muito curto em Jundiaí, um evento de curta duração.
Não podemos esquecer que o clube de Jundiaí promove esse evento que é beneficente, então, antes de tudo, é para auxiliar instituições de caridade e o troféu, pago pelos organizadores é mais um estímulo do que uma competição.
Thome,
Quanto ao senhor Carlos, dono de mais de uma dezena de Puma, ele apenas quis colaborar com o evento, já que para ele não há problema com custo, afinal a carreta é dele também. Ele não precisa se mostrar para a maioria dos pumeiros, porque todos o conhecem e não é a primeira vez que ele leva diversos carros em evento. Eu queria que a maioria dos colecionadores fossem como ele, que tira seus carros do galpão e levam para as pessoas conhecerem, a grande maioria, quase a totalidade, leva somente um e alguns nenhum. Conheço pessoa que tem mais Puma que o Carlos, muito mais e não tira da garagem. Esses sim são arrogantes, que nem deixam a gente entrar em sua garagem para ver ou fotografar seus carros.
Temos que acabar com esse conceito brasileiro que uma pessoa quer se mostrar mais do que outra, simplesmente porque abre as portas da sua vida. Temos sim, que enobrecer pessoas que preservam e mostram suas preciosidades.
Não teve outro colecionador como o Carlos, para que ele tivesse ido para competir quem seria o bom, o mais rico ou melhor. Existir existe, mas não aparecem.
Thome, me desculpe, neste contexto, o Carlos não precisa se mostrar para colecionadores de um ou dois carros, como eram a maioria presente no evento. Acho sim, que outros colecionadores poderiam fazer o mesmo e sei que isso está mudando, pois recebi a confirmação que no Encontro Nacional do ano que vem, um colecionador carioca irá levar quase uma dezena de carros.
Anônimo,
Quanto ao histórico de premiação de vários eventos, não é uma coisa a ser medida ou comentada, cada organizador tem um conceito e uma diretriz, seja para atender seu público, seu patrocinador ou seus sócios. Veja o casso de Lindóia que tenho autoridade para falar, lá os interesses são pelos carros placa preta, símbolo dos colecionadores, orientados pela Federação. Em outros serão os carros da cidade organizadora ou a marca patrocinadora.
Mas gente, antes de tudo, qualquer evento é para formar amizades, melhorar o conhecimento e se houve algum erro na premiação, tenho certeza que não foi intencional, em todos os eventos, o trabalho do juiz não é remunerado e feito por amor a camisa.

Adão Emilio disse...

Bem, faço minhas as palavras do Felipe. Como diretor do Puma Club de Jundiaí em primeiro lugar peço desculpas se não pudemos agradar a todos, nos tentamos.
O encontro é para que os donos e simpatizantes de Pumas se interajam, aumente suas amizades e conhecimento sobre seus carros, não visamos lucro, tudo que arrecadamos são destinados a uma instituiçao de caridade, não ha fins lucrativos.
Esclareço tambem que os carros dos sócios do nosso clube NÃO CONCORREM A PREMIAÇÕES, desta forma mostramos transparencia nas premiações.
Ao anonimo gostaria que respeitase o direito de cada um de julgar, porque pedir para que não se compareça mais ao encontro?? te convido a participar da organização do evento de 2014, se quiser pode ser da comissão julgadora.
Aproveito para agradecer ao Carlos de Campinas que trouxe uma carreta de Pumas que so abrilhantou nosso encontro.
Por fim, grato a todos que compareceram, estamos a disposição sempre para trabalhar para que nossos PUMAS se eternizem.
Adão Emilio - Diretor Social

Ricardo Thome disse...

Felipe e Adão,
Obrigado pela resposta. Não me levem a mal pelo comentário... É que um prêmio é visto como a recompensa de um esforço imenso, quando se restaura um carro. É o reconhecimento de que o seu esforço e o trabalho empregado foi bem feito, que valeu a pena!
Sem críticas ao evento de Jundiaí... foi a 2nd vez que fui, e acho legal lá... Só tenho elogios, porém como disse, na minha ótica, uma pessoa participar da premiação com mais de um carro, para mim, soa no mínimo deselegante. Isso não há impede de participar do evento, pode participar claro, como dito, a idéia é expor o carro para que seja admirado como deve ser. Mas a premiação, no meu ponto de vista, precisa ser melhorada. Pois a chance do esforço dos outros serem reconhecidos diminui. Por favor Adão, veja isto como uma crítica construtiva. Isso não desmerece nem um pouco o evento e o esforço de vocês em fazer o evento em algo legal e de sucesso. É somente uma dica, que caso vocês achem interessante, poderia ser adotada. Mas acho que no final, o que o amigo lá em cima comentou, o bacana mesmo é ir rodando com sua caranga repleto de amigos, tomar uma cerveja e jogar conversa fora. Afinal de contas, não é um troféu que vai desmerecer o esforço que cada um empregou no seu carro, não é? Valeu pessoal. Abs a vocês.

Leo Gaúcho disse...

Senhores, participei de dois encontros anteriores, 2011 e 2012 e a turma de Jundiaí é excelente para organizar!Infelizmente não pude comparecer este ano em virtude de minha mudança para São Luis-MA, contudo acompanhei os comentários, os preparativos e demais.

Ricardo,

Não tenho nem como concordar com sua opinião, embora a respeite.O Carlão é conhecido de todos os pumeiros, cara gente finíssima, sempre pronto para ajudar a tirar duvidas e principalmente fotos.Cito fotos no meu caso, pois ele fez questão que eu tirasse várias do AM-4 azul que ele tem a fim de melhorar coisas que tenho a fazer no meu afinal o meu é o 001 e o dele 0 029, ou seja o primeiro e ultimo fabricados.Se fosse o "fodon" tu aha que deixaria?Realmente o Felipe está certo, para ele o problema não é custo.Reforço o que o Felipe também falou em relação aos demais colecionadores.Porque os outros também não levam os demais!!!Parabéns ao Carlão por sempre se prontificar a levar seus carros para abrilhantar ainda mais o encontro?.Ha, lembro-me que ele também levou dois carros para Floripa em 2009!(Campinas-Floripa)

Anônimo,

Cara, coloca teu nome; se identifica; aqui é lugar de discussão sim, mas sempre em prol do bem comum dos pumeiros: os pumas.Agora, sem te conhecer, sem ir ao encontro, sem saber o que houve ou não, te digo:NÃO FAÇA CARRO PARA GANHAR PREMIO, ISSO É SUICÍDIO!!!Cadê o Homero nestas horas para dizer que:"O PUMA(CARRO) É APENAS O MOTIVO PARA ENCONTRARMOS OS AMIGOS!".Só quem organiza sabe a dificuldade que é fazer um encontro destes.Jundiaí para nós do DF e GO é referencia em encontro de Puma!!!É Jundiaí e o Nacional!Estamos promovendo agora o Centro-Oeste, mas referencia mesmo só os primeiros.

Adão,

Meu nobre amigo, não é fácil organizar um encontro destes, sei muito bem como é, não pude como ir desta vez, mas tenho certeza que os comentários acima são isolados.Parabéns pela iniciativa de vcs, sempre se esforçando e se dedicando ano a ano para que nós tenhamos o prazer de encontrar nossos amigos, conhecer novos, ver excelentes carros e tomar uma gelada no ponto!!!Parabéns mais uma vez!

Felipe Nicoliello disse...

É Thome,
mas fica difícil para qualquer juiz ver um carro original, em ótimo estado, sem ter sido restaurado e dar prêmio para o outro, porque teve um grande esforço para a restauração. Assim o juiz pode ser taxado de "comprado". O juiz não pode ver a quem pertence o carro e sim o estado geral desse carro.
Se vc achar a formula, me avise para colocarmos em prática, mas assim como falou, não dá para adotar esse critério, mesmo porque as vezes não conhecemos a história do carro e sim aquilo que estamos vendo.
No Guarujá em outubro, no Encontro Nacional, vai ter um monte de troféus - já publiquei as categorias - justamente para prestigiar também os modelos mais comuns e não somente os mais raros. Só que entre os comuns, vai ter mais gente que os modelos mais raros, afunilando o concurso, aumentando a competição.

MInoru disse...

Caro anônimo:

Eu teria ido se não tivesse ocorrido problemas familiares e pessoais, mas o que você me responderia caso lhe dissesse que o meu Puma é muito melhor que o seu?

Se fosse o oposto, eu teria simplesmente lhe respondido que estou neste encontro para ver outros Pumas, conhecer novas pessoas, alargar os meus horizontes mas PRINCIPALMENTE levar DOIS QUILOS DE ALIMENTOS a pessoas que sequer podem sonhar em dar uma volta nem um carro como o meu ou melhor, cujo sonho é ter algo para comer HOJE porque troféu não enche a barriga de ninguém, apenas o EGO!

E se o cidadão se prontificou a levar a coleção dele de caminhão porque por motivos pessoais não arranjou motoristas para tal e ao chegar, entregou X quilos de alimentos e por mim está tudo bem se ele ganhou um troféu que amanhã vai estar esquecido numa estante mas garanto que quem recebeu esse alimento se lembrará por muito tempo do gesto feito pela turma dos "carrinhos baixinhos" de Jundiaí!

Quer competir?

Vá para Peeble Beach!

Anônimo disse...

Várias coisas foram colocadas

Em primeiro lugar precisamos saber se é o carro ou o proprietário quem recebe o premio. Se for o carro, como acho que seja, vale o carro, tantos quantos forem os carros, tantos quantos forem os trofeus

O proprietario que teve 2 ou + carros premiados se a gente pensar bem também teve um esforço 2 ou + vezes maior em restaurar seus carros do que aqulee que tem 1 só.

Agora, o primeiro comentario do anonimo, o proprietário de um Puma muito orginal, até com pneus CN36 de fábrica, principalmente (ele devia estar observando) no que se refere a nenhum avaliador ter aberto as portas do seu carro para ver o interior, isso que foi o começo de tudo aqui, não posso tirar a razão dele também. Se o carro dele está como ele diz que está e nem por dentro foi visto, isso foi uma falha grave em termos de avaliação.

Estou falando de falha grave de avaliação não em termos de organização e do encontro em si.

Gostaria de ver fotos desse Puma aqui no blog, mas acho muito dificil agora. Ate para servir de referencia tambem, já que é monocromático como disse o dono dele.

Minoru disse...

Ricardo Thome,

Sempre existirão os "phodões" como você mesmo cita mas há de se separar aqueles "phodões" que se exibem para exclusivamente alimentar o seu ego, daqueles que são "phodões" por "honoris causa", por conhecerem e compartilharem esse conhecimento com a comunidade.

Isso me faz lembrar da estória de um nobre francês, famoso por ter as melhores plantações de uvas para vinhos da França e numa visita que o Rei e a Rainha o fizeram, para agradá-los ele serviu-lhes o que tinha de melhor, vinhos tão deliciosos que eram muito melhores aos que o próprio Rei possuía em sua adega pessoal.

Resultado foi que, ao voltar a Paris, o Rei mandou decapitar o tal nobre por se sentir ofendido pela arrogância de demonstrar que era melhor que ele ao passo que o pobre nobre não entendia o motivo de tudo aquilo, já que o seu intuito foi apenas dar ao seu querido Rei e Rainha o melhor daquilo que ele - um súdito real em última instância - achava que eles mereciam.

Um abraço!

Marcos Gagliardi disse...

Gostei de ir pela segunda vez, na primeira fui de Karmann Ghia TC porque o Puma quebrou no caminho! Fiquei feliz em ver os amigos, O Felipe que chegou atrasado e sem Puma; de entregar a doação que irá fazer um bem a alguém necessitado; e ainda por cima também por ganhar um troféuzinho de participação, muito bem feito e custeado pelo pessoal de Jundiaí. Parabéns pelo evento, e parabéns aos premiados, todos os carros foram merecedores. E certamente, outros também merecedores, que continuem a ir ao evento, que um dia quem sabe sai a tão sonhada premiação!