sexta-feira, 15 de maio de 2015

Dia do Automóvel no Brasil - A data

Por Roberto Nasser
Curador do Museu Nacional do Automóvel
Poucos sabem, mas o 13 de maio além de marcar o fim da escravatura, também assinala o Dia do Automóvel, data séria e formal, como define o Decreto 24.224, de 11 de maio de 1934.
Razão é a inauguração, à data e em 1926, da primeira estrada pavimentada no Brasil, ligando a Raiz da Serra, proximidades de Xerém, Duque de Caxias, a Petropólis, RJ.
O ato, assinado por Getúlio Vargas, ditador, pegava carona em iniciativa alheia. A estrada pavimentada a ligação da baixada a Petropólis através da serra. Dita a Cidade Imperial, pois lá o Imperador Pedro II tinha casa de veraneio e de ausências às intrigas da Corte. Era, então, local chique, distinguido para veraneio e fuga do calor carioca
A estrada copiando as estadunidenses, não utilizava asfalto - que o país não produzia -, mas placas de concreto - cujo cimento o país também importava, era iniciativa do Autmóvel Clube do Brasil, sociedade montada para reunir e promover o uso dos veículos automotores, então misto de símbolo de poder com equipamento de locomoção.
O Rio de Janeiro era a Capital Federal, tinha poder, e o exerceu sobre Washington Luiz, paulista, presidente, cujo lema, à epoca do país sem ligações rodoviárias, vinha sendo o vitorioso Governar é construir estradas.
Com frota de quase 20 mil veículos - 3/4 de automóveis e os restante de caminhões -, para que o carioca de posses fosse a Petropólis, ou vencia os lamaçais da Baixada Fluminense, as valas e as crateras da Serra, ou apelava para a incoerência da praticidade: colocava o automóvel numa prancha da Estrada de Ferro Leopoldina - também pioneira -, usava o vagão Pullman e fazia a viagem de trem.
A imprensa desancou o governo que apoiou o investimento dos sócios do Autmóvel Clube e a estrada foi feita.
A data vinha sendo comemorada, quando instituida durante o IV Congresso Nacional de Estradas de Rodagem, realizado no Rio de Janeiro na última semana de 1926, e o Chefe do Governo Provisório dos Estados Unidos do Brasil, nome para explicar o estado ditatorial, aproveitou a oportunidade e instituiu a data, como Dia do Automóvel e da Estrada de Rodagem. Com o tempo sobrou apenas para o automóvel. As mazelas da construção e desconstrução, os escândalos do setor não merecem festa.
Estrada Rio-Petropólis, construção pelos sócios do Automóvel Clube

4 comentários:

Mazinho Rocha disse...

Em Santa Catarina se comemora no dia 13 de maio o Dia do Antigomobilista.

Anônimo disse...

BOA NOITE CARO AMIGO Felipe nicolle gostaria saber se vc tem o tecido vinil para me vender pq estou precisando e vir no blog q vc tem para vender e o tecido vinil para cobrir o painel e a tampinha do console e a coifa do cambio ja te mendei algum e-mail mais vc nao me responde oq devo faser para vc me responder desde ja te agradeço fico no aguardo da sua resposta . vlw .......

Almir disse...

boa noite Felipe gostaria saber como comprar o tecido vinil para foracao do painel da puma q estava vendo no seu blog q vc tem para vender estou no aguardo da sua resposta . vlw ...........................

Avelino disse...

O Presidente Getúlio Vargas implantou a DITADURA em 1937.Governou até 1945.Esse período - 1937 até 1945 - também é denominado,reconhecido historicamente de ESTADO NOVO.

Getúlio Vargas,anteriormente,tornou-se chefe do Executivo Federal em
1930 , após a chamada "Revolução de 30".

O político gaúcho Vargas retornou ao cargo máximo da política nacional carregado nos braços do povo -1950- e governou até 1954,ano de seu falecimento por suicídio : "...saio da vida para entrar na História".