sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Soleira da porta GTE / GTE Spyder / GTS (1)

A soleira de alumínio, estampada parecendo fundo do chinelo havaiana, era folha de alumínio que vendiam para diversos fins, como congelador das geladeiras antigas e outros.
A Puma fazia a soleira de seus carros com esse material, para dar melhor acabamento e não acumular água nesse local, porque o motorista quase sempre mete a bunda nessa parte dos Puma, principalmente o modelo tubarão. Nos conversíveis é mais raro esse acontecimento. Sem a soleira, a pintura fica desprotegida em um local de muito atrito, podendo riscar com muita facilidade por sapatos e outros acessórios das calças dos motoristas e acompanhantes.
Como melhora de produto, a Puma lançou essa soleira nos GTE em 1970 (os GT não tinham esse modelo), nos GTE Spyder (71/72) e posteriormente GTS. E assim, todos os modelos (GTE/GTS) até 1976 1a. série (que utilizam chassis de KG) tinha essa peça. Depois com a chegada do novo modelo em abril de 1976, essa soleira passou a ser de borracha.
A soleira de alumínio era cortada, moldada na forma da caixa da porta e rebitada no local.
O problema atual nas restaurações desses modelos Puma, é que as pessoas quando reformavam os carros, acabavam tirando a peça, por estar feia ou por não gostarem, e acabavam deixando sem as peças. Por isso muitos Puma atualmente não tem essa soleira, que se tornou rara, pois essa estampa de alumínio não fabrica mais há muito tempo.
Abaixo estão as dimensões da soleira para quem conseguir um pedaço desse alumínio estampado.

11 comentários:

Dr. JMM disse...

Muito esclarecedor. As 74 tb era de aluminio? a minha não tem, vc tem alguma idéia véio?

Anônimo disse...

Valeu Felipe pela informação e principalmente pela rapidez. Essa vai pro caderninho na minha futura restauração.

Luby disse...

o Trem dificil de se encontrar é este, procurei durante uns 2 anos e não encontrei pra comprar a da tampa do motor então nem se fala mal comparando encontrar uma peça à venda é iqual a encontrar um polico que seja honesto, ou então consequir fotografar um disco voador, Felipe coloca depois a da tampa do motor.

Luby disse...

Felipe agora vc me deixou com uma puta duvida pois na minha 69 veio estas soleiras sera que foram instaladas depois por algum proprietario anterior ???? Esta da foto é da tua ?
abs
Luby

Felipe Nicoliello disse...

Luby,
desculpe a derrapada, já corrigi o texto, mas os GT não tinham esse modelo parafusado na faixa mais estreita da soleira. O sistema de fixação era na parte chapada da soleira, bem ao centro por cinco parafusos e não por rebites. A solução posterior é melhor. O problema é achar fotos da soleira dos GT.

Felipe Nicoliello disse...

JM,
Desculpe esqueci de te responder.
Essas soleiras eram de alumínio estampado, de 1970 a 1976 (chassis KG. As fotos são da soleiras do meu Puma que é 1974.
É muito difícil de achar, ainda mais por ser de alumínio, sabe como é, não apodrece mas some para ser vendido por kilo.

Luciano Korn disse...

Ohh louco meu! Minha GT 1975 tem esse aparato ai mas sempre pensei q fosse enjanbracao, q nao era original.

Felipe Nicoliello disse...

Bullith, que bom que ajudei. Qual é seu carro, GTE ou GTS?

Celso disse...

Gostei da peça e pedi para quem faz minhas peças técnicas que desenvolvesse ( caso possível ) uma ferramenta para estampar a soleira já que estou restaurando uma Puma Tubarão.Agora minha dúvida é, qual o diâmetro da "bolinha " estampada.Digo isso porque caso consiga fazer gostaria de fazer o mais próximo possível do original.

Felipe Nicoliello disse...

Celso,
Elas são ovais com as extremidades retas. Medem 5 mm de comprimento e 3 mm de largura, medidos com escala, não paquímetro.

Anônimo disse...

Será que o Celso ai em cima conseguiu reproduzi-las? tenho as minhas porem com vários furos que foram feitos ao longo do tempo para prende-lá.
Bruno Pomiglio
(11) 94708-2929