
Do meu amigo Cesar Costa do Rio:
"O papo é o seguinte: achei aqui em casa uma porrada de fotos do Torneio BUA de F-Ford aí em Sampa. Só que a maioria é da prova preliminar, onde correu este Puminha aí. Quem será?
Abraços virtuais! Cesar Costa"

O GTS do meu amigo João Monteiro do Puma Club do Espírito Santo, nas praias do sul do ES. Como ele mesmo diz:
O anuncio foi veiculado em junho de 1979, há exatos 31 anos. Nele vemos que a empresa faz regulagem eletrônica de motor, uma modernidade para época. Será que mesmo com essa regulagem, esse Puma passaria na inspeção veicular imposta em São Paulo?


Já está no ar a coluna Roda de Amigos, com a entrevista de Roberto Nasser, da qual eu também participei.
Paulo Sérgio, de todas as cabines "bicudas" que vi até hoje, todas eram iguais a essa que você achou mal feita no para-lama. Os para-lamas da cabine de sua foto, realmente é bem elaborada. Acredito que esse modelo não foi fabricado por aquela empresa que fazia as cabines especiais para a Puma (empresa licenciada), sediada no interior de São Paulo.
Tudo começou com a cabine de caminhão Puma montada sobre o chassi do Chevrolet C-60, em 1971. Projeto feito para atender a Ultragaz, que necessitáva mais espaço de carga em seus caminhões. Nessa onda a Coca-Cola imortalizou esse modelo, desfilando pelas ruas das grandes cidades, imponentes caminhões vermelhos e carroceria especial para carregar vasilhames. Depois essa cabine (porque em caminhões carroceria é a parte que carrega a carga) foi licenciada para um empresa do interior de São Paulo, que continuou fabricando as cabines em dois modelos: Luxo e Standard, com desenhos diferentes.
A Puma já estava trabalhando no caminhão leve, todo projetado dentro da Puma, o primeiro veículo genuinamente brasileiro, projetado e montado por uma empresa de capital exclusivamente brasileiro. Autor do projeto: Eng° Ronaldo de Almeida Brochado. 


Em novembro de 1978, no Salão do Automóvel, o Puma 4.T estréia com grande sucesso e muita curiosidade, sobre o caminhão totalmente brasileiro.
Nessa reportagem da revista Dirigente Industrial, conta um pouco da história desse modelo e ressalta a importância do lançamento.
Para aqueles que conhecem caminhões, como meu amigo "Robertinho das Pumas" de Jaboticabal - SP, sabem o quanto era moderno o Puma 4.T em 1978. Seu interior, perto da concorrência, dava show! Quebra-vento com abertura invertida, para ajudar a circulação de ar dentro da cabine, que na concorrência era aquele tradicional em um modelo e no outro era janela de correr..jpg)
.jpg)
