As tomadas de ar para o motor do Puma conversível (GTE Spider) quando foi lançado tiveram que estar em outro local diferente do Puma coupé (GT e GTE). Para isso a engenharia Puma colocou a entrada para refrigeração do motor no capô traseiro. Inicialmente no GTE Spider eram duas tomadas que mandavam o fluxo de ar para o compartimento interno do motor.
Elas eram contornadas por um filete na cor preta e ao fundo uma tela de alumínio laminada na carroceria.
Mesmo com o opcional do aerofólio, as tomadas eram no mesmo lugar.
No Salão do Automóvel realizado em dezembro de 1972, a Puma apresentou as novas carrocerias para o Puma de 1973, com muitas diferenças nas proporções, mais nítidas no modelo coupé (tubarão).
O sistema de fluxo de ar do modelo Tubarão considero mais eficiente, porque o ar entra quase direto na traseira da caixa de ventilação dos cilindros (capela). No conversível até 1976 1a. série, o ar percorre todo compartimento interno do motor para chegar na entrada da ventilação forçada. Por isso a manutenção da borracha que isola o compartimento do motor do conversível, da parte baixa e externa do motor é muito importante, para que o ar quente que passou pelos cilindros e foi expulso na parte externa inferior, não entre no compartimento interno do motor, para não ser levado novamente a "capela" e fazer a refrigeração com ar quente, não refrigerando nada.
Depois de pintado o veículo, a parte interna da placa direcional do ar era pintada de preto fosco automotivo, como na foto abaixo. Pintava-se também de preto fosco o centro entre as duas grades (divisória), para que depois de instaladas as grades, não apresentasse a divisão. Na foto ainda não foi pintada.
Como vimos anteriormente, embaixo das grades existia uma placa que direcionavam o ar a abertura no alto do capô. Pelo lado interno do capô podemos compreender melhor o fluxo do ar, que era dirigido por cima da "capela" passando para sua parte traseira, onde existe o local de captação do ar para o ventilador, que forçará este ir para os cilindros, refrigerando-os e sendo expulsos para baixo do veículo. O princípio é o mesmo desde o projeto de Ferdinand Porsche para o Fusca, mas se não conhecê-lo, podemos fazer bobagem.
No Puma P-018, como nos AM1, AM2, o sistema adotado era o mesmo dos modelos GTE, GTS, que passou o mesmo para o GTI, GTC, que acabamos de mencionar, com o mesmo sistema e as mesmas grades. Muda apenas nos modelos AM3 e AM4 Coupé, que tem uma grade de saída de ar, ao invés de tomada, afinal utilizam motor (AP 600 e 800) refrigerado a água. Curiosamente o Puma AM4 Conversível, também com motor AP800, tem as mesmas grades dos GTE /GTS, mas suas funções são diferentes, elas captam o ar e mandam direto para o radiador na traseira.
15 comentários:
Muito bem explicado,sem dúvida nenhuma.
Otima materia...
Felipe
Tenho a mesma sensação que vc quando comenta que a carroceria do PUMA GTE até 1975(Tubarão ) ,proporcionaria uma melhor tomada de ar para o motor.
A propria anatomia da carroceria, com suas entradas de ar seria responsavel pelo fato.
No modelo GTS - 1976 , que ainda mantem a traseira mais inclinada que os posteriores , tb dá a sensação de melhor ventilação .
Parece que estas "impressões"não causaram transtornos maiores no sistema de ventilação .
De toda maneira , a matéria está bem ilustrativa e muito intuitiva.
Parabéns.
Walter Ramos
No meu Puma 78 o meio da fibra onde as grades se encaixam não foram pintadas de preto automotivo, estando da cor da carroceria.
Uma maneira de contornar isso é retirar as grades, aplicar fita adesiva preta no local e instalando por cima as 2 grades novamente.
Ainda não fiz isso apenas por preguiça de ter que retocar de preto a cabeça dos parafusos, que sempre acabam marcados pela chave Philips.
Santa preguiça hein, Sandro!
Como gostaria de enxergar essas grades de alumínio produzidas na ferramentaria da Puma. Ronaldo e PS podem falar mais destas, em post passado já tivemos falando disso.
Abraços
Stael Alves
Felipe,
Gostaria de ver uma postagem sobre o conjunto da entrada de ar frontal, com a explicação sobre as borboletas que existem abaixo do painel.
Abraço
Muito obrigado Afonso, Luby e Walter.
Anderson,
Veja em http://www.pumaclassic.com.br/search/label/Ar%20Interno
0la. pelo que observo na tampa do motor que esiste um asautor porque o ar quente que acumula dentro do motor tem que sair ok oque funciona melhor e o espartano 1972 que o ar entra pelas laterais e sai por sima da tampa e debaicho do parachoque.
Beto,
Acho que vc está fazendo uma confusão tremenda ou eu não entendi.
O compartimento do motor é isolado e lá só entra ar frio, para ser puxado pela ventoinha da caixa. O ar quente está depois que passa pelas camisas e sai por baixo, por isso o Puma tem aquelas aberturas na saia traseira, para melhor fluir o ar quente que passou pelas camisas. Agora exaustor? Não entendi.
ola turma decupeme se eu tiver errado mas tenho um puma gte 1972 que esta em reforma a um bom tempo ele tem entradas de ar nas laterais tubarão a tampa do motor e aquéla grande com duas gradinhas e na parte de sima e debaicho dos parachoques traseiros tem uns furos redondos quando o motor esta quente os gases saem tipo evaporação por sima da tampa e por baicho dos parachoques é oque observei. um forte abraço a todos
OLA AMIGOS.gostaria de fazer uma observação para rematarmos as duvidas . acho que as tomadas de ar do puma tampa traseira e os furos de baixo do para choque traseiro faz as duas função.CAPITA E EXAUSTA.capita em quanto esta em movimento e exausta em quanto ta parado. um abraço de puma a todos.
Meu puma tem a grande de alumínio!!
Olá amigos venho tirar uma duvida pois não compreendi muito bem, o puma que saiu com as entradas de ar duplas no capô traseiro, foram produzidos de que ano a que ano? Só saiu no modelo gte spyder ou saiu em pumas gts também? Desde já grato!
Ola fabião, apenas no GTE Spyder, todo modelo conversível apos 1973 é chamado de GTS e possuem entradas unicas sendo que na 2a serie (de 1976 a frente) tanto o puma GTE e GTS possuem a mesma entrada de ar.
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