terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alargador de bitola para Rodas 5 furos

Todos conhecem os tradicionais alargadores de bitola, conhecidos por "alargadores de rodas". Muito utilizado no final dos anos 60 e começo dos 70. Eram fabricados em magnésio e podia-se escolher entre meia polegada até duas. A versão moderna da foto abaixo já é feita em alumínio.
Agora quem conhece esse alargador?Encontrei na garagem do meu amigo José Martins. Eu nunca tinha visto um igual e segundo o Zé, este da fotografia era o dianteiro. Fabricado em ferro fundido, ele cobria todo o tambor de freio, além de alargar a bitola. Está certo que não alargava muito, mas deixava o tambor com cara de freio "bravo". Aí os "play-boys" pintavam de vermelho para chamar atenção aos freios.
Ainda segundo o Zé Martins, o traseiro alargava um pouco mais. Claro que para utilizá-los havia a necessidade da troca de parafusos para mais compridos, como qualquer alargador.
O problema é que aumentava o peso não suspenso do veículo. Apesar do Zé Martins ser piloto, o alargador ele só utilizava no carro de rua. Mais uma que aprendi com meu amigo.

8 comentários:

  1. É interessante: Um blog onde o assunto é veículo antigo (nesse caso especificamente Puma) mas sempre tem uma novidade.

    ResponderExcluir
  2. E existiu Puma com roda cinco furos, portanto dentro do contexto!
    Pensei em publicar no www.fuscaclassic.blogspot.com, mas achei uma judiação, porque a audiência aqui é bem maior, tornando o equipamento mais conhecido. E como tinha ligação com Puma, mandei pau.

    ResponderExcluir
  3. E a refrigeração não ficava prejuda? O freio não esquentava mais?

    ResponderExcluir
  4. Estou restaurando uma puma 69, portanto, 5 furos, acredito que
    um destes na roda trazeira vai
    cair bem, onde acho???
    abç, adao emilio

    ResponderExcluir
  5. Mazinho,
    Não, porque só cobria a parte do tambor de freio, como uma capa, não obstruindo nada.
    Adão,
    Sinto muito, se eu que sou "fusador", ainda mais com peças de VW, nunca tinha visto um igual em 38 anos, imagine se posso lhe indicar onde encontrar um facilmente para comprar, sem chances.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho 2 alargadores deste de aluminio.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o blog! Continue assim, agente sempre se surpreende com peças antigas pros nossos antigos! Show de bola!!!

    Abraço!!

    (o\_!_/o)

    ResponderExcluir
  8. Mas esse alargador de bitola não é bom usar, pois força o rolamento das rodas traseiras podendo quebra-los.

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.