quinta-feira, 11 de março de 2010

Puma pelo mundo

Essa foto tenho guardada há muitos anos, não lembro mais a procedência, mas é na Alemanha. O GTS tem a frente modificada, que segundo disse o Bernd, as modificações do modelo eram feitas pelo próprio importador. Bem, o mais importante nessa foto é o Puma sendo carregado por um Mercedes-Benz, que privilégio! Gostei.

10 comentários:

  1. Seriapor causa das normas de segurança da epoca?

    ResponderExcluir
  2. bom e ruim. um puma la no exterior é sempre questão de respeito, agora toda alterada, snif snfi

    ResponderExcluir
  3. I believe there where two reasons. 1st of all the safety standards and second in the late 1970´s early 80´s chrome bumpers where no longer en Vogue and to sell the cars better and give them a more modern look the Importer decided to change front and rear bumbers. There where two front bumper Versions. The Version on the white car in the picture uses PORSCHE 924 turnsignal lights, additional High Beams and Safety Rubbers. The mold of this Front-Bumper still exists and is owned by one of our members who safed it from being destroyed.

    It´s not really a body modification or Tuning, as these cars where sold new with these changes already made. I have a German PUMA Brochure which shows a bluematallic car with exactly this bumper. There where even plans producing the complete body in this Style overhere in Germany with an extra mold like they did in South Africa but these plans where never realized and maybe less than 10 cars where produced with these special German Edition Bumpers in the early 1980´s.

    When I have more time I will sent some additional information to Philippe together with more pics of these GERMAN Puma Cars with the different Bumpers.

    Regards Bernd

    ResponderExcluir
  4. Tradução para português do comentário do Bernd:

    "Eu acredito que foi por duas razões. Primeira por causa de todas as normas de segurança e segundo, que no final dos anos 70 e início dos 80, os pára-choques cromados, já não faziam mais sentido e para vender os carros melhores e dar-lhes um aspecto mais moderno, o importador decidiu mudar os para-choques dianteiro e traseiro. Houve sempre duas versões dos para-choques dianteiro. A versão do carro branco na imagem usa lanternas do PORSCHE 924, adicionada com faróis de milha e protetores de borracha. O molde do pára-choque frontal ainda existe e está em poder de um dos nossos membros do clube que salvou de ser destruído.

    Não é realmente uma modificação da carroceria ou Tuning, as alterações eram feitas em carros novos e vendidas com estas mudanças. Eu tenho um livro alemão PUMA Brochura, que mostra um carro azul metálico, exatamente com estes
    para-choques. Houve planos de produzir a carroceria completa neste estilo aqui na Alemanha, com um molde extra como fizeram na África do Sul, mas esse plano nunca se realizou e talvez menos do que 10 carros foram produzidos na German Edition Bumpers (Edição especial alemã) no início dos anos 80.

    Quando eu tiver mais tempo, vou enviar algumas informações adicionais para Philippe juntamente com mais fotos
    desse livro alemão sobre Puma, com pára-choques diferentes.

    Abraços
    Bernd"

    ResponderExcluir
  5. Interessante esta alteração, considerada como "original".
    Ficou esquisito, mas ficou legal; porém eu não faria isto no meu.

    ResponderExcluir
  6. Para vocês verem da necessidade de modernização exigida na época. Aqui no Brasil a Puma mudou para o GTI/GTC, para-choques de borracha e fibra de vidro, lá na Alemanha o importador não esperou e mudou por conta própria.
    Acredito também que a alteração demorou muito para acontecer diante da tendência mundial, mas como Puma vendia muito e aquela velha frase "em time que está ganhando não se mexe..."

    ResponderExcluir
  7. O que não percebo é qual o ano deste carro.

    ResponderExcluir
  8. This Car started live as a PUMA GTS from 1978,79 because of the Chromed Trim in the Front windscreen.

    Regards Bernd

    ResponderExcluir
  9. Acredito que a alteração de autoria de Jucelonius Jablowsky.

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.