terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Foto de época

Na publicação anterior desta foto, alguns leitores pediram a foto do interior deste primeiro Puma GT, aqui ainda incompleto...
Depois já todo pronto...
Com o interior também projetado. Vocês esqueceram, porque publiquei esta foto há algum tempo.
E para realçar mais, a foto colorida do painel do outro protótipo, que ainda não tinha a saída de ar no painel e o radio era sobreposto.
O detalhe do painel de metal frisado e cromado, parte de madeira em jacarandá e a saída de ar do painel, oriunda do JK, controlada sua abertura pelo botão ao lado.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Freio a disco para suspensão antiga de VW

A matéria a seguir traz na primeira parte a história dos primeiros freios a disco feitos para os carros com mecânica VW e rodas cinco furos. A segunda parte, um passo a passo de como construir seu freio a disco, sem comprometer o visual antigo do veículo.
1a. Parte - Freio a disco Retsan
Por volta de 1968, a empresa Retsan localizada no bairro de Pinheiros em São Paulo, começou a fazer os freios a disco dianteiros para Fusca, Karmann Ghia e Puma, que na época tinham a suspensão por embuchamento e freios dianteiros por lona. A Retsan pegou o disco de freio do recém lançado Ford Corcel, juntamente com o suporte e pastilhas, fez um novo cubo de fixação das rodas e aplicou na suspensão VW. Como o Corcel utilizava rodas aros 13", mesmo com o freio Retsan, poderia ser utilizada rodas 13" nos VW, porque o disco entrava na roda. Em 1969 a VW lançou o VW 1600 4 portas com freio a disco na dianteira e rodas quatro furos. A suspensão era nova também. Em 1970, a vez da Variant e Karmann Ghia conter o equipamento, consequentemente o Puma também recebeu essa melhoria. Só que por utilizarem rodas aro 15 “, os discos eram maiores e as rodas de aro 13" não entravam nesse disco. Além disso, esses discos não serviam na suspensão antigo, porque os braços eram diferentes. Assim a Retsan continuou fazendo seus freios, com os pequenos discos do Corcel e para suspensão VW antiga, só que agora para receber rodas de quatro furos. E foi nessa onda que adquiri os freios Retsan, porque queria utilizar rodas de aro 13". Nas fotos abaixo vemos o freio Retsan completo. Discos, pinças e pastilhas do Corcel, cubo Retsan. Funcionava perfeitamente.
O rolamento era o mesmo utilizado no Fusca antigo.
2a. Parte - Adaptação caseira
Hoje em dia, muito diferente da época em que comprei os freios Retsan, as pessoas desejam a segurança por usarem seus antigos no dia a dia, mas não querem o comprometimento visual, tendo que alterar as rodas de cinco furos para quatro. Nesse contexto fui buscar com meus gurus a solução. Não precisei pesquisar muito, porque lembrei do projeto de um amigo. Lá fui eu conversar com meu amigo Waldomiro Blasi, mecânico-engenheiro autodidata. Ele desenvolveu uma solução há algum tempo e passou todo o projeto para quem quiser executar.
Receita: Retiram-se os tambores de freios dianteiros e traseiros completos e GUARDE-OS! Um dia poderá voltar ao original. Compre quatro tambores de freio cinco furos, somente as panelas e mande-as tornear para retirar a espessura que se encosta às lonas. Compre quatro discos de Fiat 147 e formará o conjunto abaixo.
Repare que a panela de VW (D), depois de retirada a aba virou um disco.
A panela vai encaixada no disco de freio, mantendo a mesma bitola original do seu VW ou Puma.
Compre quatro pinças de freio e pastilhas do Corcel 1 (difícil de encontrar) ou uma melhor opção as pinças traseiras do Chevrolet Kadett. Na figura abaixo vemos a pinça do Corcel colocada e perfeitamente funcional, sem esbarrar em nada.
A pinça completa com o suporte das pastilhas.
Mas a pinça do freio traseiro do Kadett é melhor por ser mais fácil de achar a reposição das pastilhas e por ter o sistema de freio de mão, pois estávamos falando de colocar freio a disco nas quatro rodas. Talvez a pinça do Santana ou outra também sirva, questão de medir, mas se colocar a disco na traseira, importante não esquecer do freio de mão, porque as pinças dianteiras não contam com esse sistema.
Complementando a adaptação, troque o cilindro mestre por outro do VW Brasília, porque além de ser maior (19 mm), tem duplo circuito. Se optar por colocar freio a disco na traseira, deverá retirar a válvula do cilindro mestre do circuito traseiro e instalar uma válvula sextavada de redução de pressão do freio do VW Gol para o circuito traseiro. Os rolamentos, manga de eixo etc., continuam os mesmos originais.
Pronto, você pode ter freio a disco nas quatro rodas sem comprometer o visual, até para quem tem Fusca e quer andar sem calota.

Exportação Puma

Fotos bem mais agradáveis que a publicação anterior, mostrando o carregamento na porta da fábrica, de uma das primeiras exportações Puma. Possivelmente no segundo trimestre de 1970, o carregamento nos caminhões "cegonha" foi festejado com muitas fotos e faixas, tamanha importância conquistada naquela época pela Puma, uma indústria nacional e ainda por cima de veículos, façanha pouco comum para a indústria automobilística brasileira, até pelas grandes montadoras.
Logo em primeiro plano, em cima da "cegonha", vemos um GTE Exportação, assim batizado por ter motor com mais potência. Era identificado pela faixa esportiva que vinha da frente do Puma, pela parte inferior, subindo no meio do carro, cortando o teto até o outro lado. Essa faixa se tornou um ícone de esportividade em Puma. A cor da faixa na maioria dos casos era preta, podendo ser vermelha em Puma na cor azul metálico e branca na cor vermelha.
Interessante a faixa colocada no caminhão "cegonha" com os dizeres: “ESTAMOS EXPORTANDO O PUMA - NUNCA DUVIDE DO BRASIL”. Propaganda para a Puma, mas também uma mensagem nacionalista, muito comum naqueles tempos, onde o governo militarista impunha o nacionalismo a todo custo, divulgando a frase “Brasil, Ame-o ou Deixe-o”.
O caminhão "cegonha" era o valente FNM, fênêmê para os íntimos, um peso-pesado na época, fabricado por uma indústria brasileira.
Já pensaram uma carreta dessa carregada com nove Puma zero quilometro? Hoje seria a felicidade de muito "marmanjão".

Notícias - Enchente em São Paulo

As enchentes que assolam a cidade de São Paulo fazem diversas vitimas, entre elas a Puma Industria de Veículos S.A. localizada no bairro do Ipiranga, na Av. Pres. Wilson. Apesar de ser sabido que o local é passível de enchentes, onde todos os moradores e indústrias ali localizados contam com barreiras de proteção para barrar o nível da água, desta vez foi insuficiente, subindo o nível para mais de dois metros. Dentro da Puma a imagem é assoladora, deixando vários veículos zero quilometro em baixo d'água.
Bem que a notícia poderia ser atual, a única coisa que mudou em São Paulo foi a extinção da fabrica Puma. O ocorrido da foto aconteceu no verão de 1981, onde a Puma perdeu milhares de cruzeiros nas instalações e produtos ali contidos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Foto de época - GTE Spider 1970/71

As fotos do belíssimo GTE Spyder 1971 no lançamento em dezembro de 1970. Essas minhas fotos estavam no fundo do "HD", esquecidas e o meu amigo Claude Fondeville me enviou, fazendo lembrar delas e prestar a devida homenagem, em pleno verão, do mais lindo conversível brasileiro. Muitos na época odiaram o aerofólio traseiro, hoje tão cobiçado. Tanto que se o cliente não quisesse o aerofólio o Spyder vinha sem. No ano seguinte, este ficou mais baixo, largo e comprido, continuando com a mesma opinião pública: odeie ou ame-o. Eu particularmente prefiro o modelo do primeiro (foto abaixo), muito mais harmônico com as linhas do Spyder.
Eu sei que na era da informática, ver fotos em preto e branco não é muito agradável, então vai a foto colorida do primeiro Spyder, que pertenceu ao jogador Clodoaldo do glorioso Santos Futebol Clube e da Seleção Brasileira Tri-campeã do Mundo em 1970.

Puma Classic no Portal Maxicar


O meu amigo Dario Faria me mandou o link http://portalmaxicar.blogspot.com/ onde a equipe Maxicar fala muito bem do Puma Classic. Muito obrigado Fernando e equipe Maxiblog.
O Dario já colocou um bonito comentário, obrigado.

Reportagens - Jornal Extra

"Boa noite Felipe, envio a reportagem do jornal EXTRA que aconteceu com o meu Puma aqui do Rio de Janeiro. Esta matéria foi a primeira para apresentação do veículo Puma da coleção promocional do jornal. Imagina como o felino está metido agora ! Abração, Claude Fondeville"

Promoção Jornal Extra no Rio de Janeiro

A promoção do Jornal Extra para o Estado do Rio de Janeiro e Juiz de Fora está chegando ao fim para receber a miniatura Puma. Infelizmente esta promoção é dirigida apenas a estes locais, onde poderão ser trocadas as cartelas com o selos colados. Mesmo que se compre o jornal em outros Estados, a troca somente deverá ser realizada nos locais dentro da promoção.
Um coisa que deve atentar a todos é que no jornal do último domingo dia 17 de janeiro, veio também a cartela para colar os selos, ela estava dentro do suplemento Canal Extra (foto abaixo). Os selos estão no alto da primeira página e devem ser recortados e colados na cartela para troca.

Chaveiro Puma - Comercial MM

O Chaveiro Puma pertencente ao meu amigo Luiz Vieira, que me emprestou para fotografar. Era fornecido ao compradores de Puma pela Comercial MM de Veículos, a famosa "MM", que ficava na Av. Santo Amaro, no bairro do Itaim-bibi em São Paulo -SP.

Presenteados do Puma Classic

A entrega dos brindes do Puma Classic aos ganhadores participantes das promoções.
O José Maria Morais (Dr. JMM) de Brasília-DF, recebendo o chaveiro Puma da Aumodelli, por ter acertado o Quebra-Cabeça.
O Aluisio Martinez foi o segundo colocado no Presente de Natal do Puma Classic, com a pintura dos Puma tipo viatura da Polícia paulista, recebendo a camiseta do evento "Puma 45 anos - VI Encontro Nacional do Puma", realizado em Foz do Iguaçu-PR e promovido pelo Puma Club do Brasil - Cataratas.

Puma+Arts

O nosso amigo Maurício de Morais continua fazendo suas gravuras, lançando agora em 2010, o lindo Puma GTB.

Dia A Dia

Encontrado nas ruas da Vila Nova Conceição em São Paulo - SP.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Reportagens - Oficina Mecanica 1992

Todos lembram daquele brasileiro que foi para Londres e levou seu Puma junto. Então, a reportagem da Revista Oficina Mecânica n°78, enviada pelo meu amigo Rubyo Becker, trata do assunto, contando toda história desse Puma. E aí vocês saberão que não é somente no Brasil que a gente sofre com oficinas e restaurações, devem ser heranças européias...


Anuncio (57) Dacril

Enviado por Claude Fondeville
O anuncio da Dacril dos anos 80 é bem otimista. Transformar modelos antigos em veículos novos até é possível, mas e o custo? No caso do Puma, como sugere o anuncio, com suas fotos, transformar um GTS chassi de Karmann Ghia em um GTI chassi de Brasilia é no mínimo coisa para mágico, porque teria que trocar a carroceria, chassi, para-brisa, lanternas, painel, limpadores (com braços e armação de movimentação), rodas, maçanetas, espelhos, bancos, console, instrumentos, volante, etc., o que sobraria do carro a ser transformado?

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Foto de época - GTE 1972 na Europa

Lá do fundo do baú do nosso amigo Ronaldo Brochado, a foto de um GTE 1972 na Europa, com o escocês voador Jackie Stewart ao volante. Nada como um veículo recém fabricado, tudo novo e com qualidade, a perfeição dos ajustes de porta, as linhas e os vincos da carroceria na maior perfeição... E o que falar das rodas, sem nenhum risco e com a pintura que há dias coloquei no quebra-cabeça.
Ronaldo fez a montagem abaixo com o campeão de Formula 1:
Stewart ontem e hoje.

Promoção Miniaturas (2)

Aos cariocas: Promoção começa domingo!
"Boa noite Felipe,
Vi que você publicou o meu e-mail sobre o Jornal EXTRA e a promoção, legal a tua divulgação e a turma precisa saber. Hoje foi a entrevista e a seção de fotos em frente ao Pão de Açúcar com as miniaturas e o meu carro, pude ver o baby felino 1:43, o Puminha mal cabia na palma da mão (nada a ver com a música), uma graça, bem como toda a coleção. São bem autênticos e bem feitos. O jornal EXTRA deve alcançar seu objetivo, pois a divulgação da promoção está muito bem feita, primeira página todo dia. As miniaturas das outras marcas são bem fieis. Eu mesmo irei comprar o DKW e o Gordini que foram meus carros de juventude. Há muito que esperávamos uma ação destas, ou seja , os carros nacionais em miniatura.
Em anexo, o resto da matéria do Jornal que eu havia lhe prometido e que completam o meu primeiro envio. Forte abraço, Claude Fondeville"

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Puma de amigo - GTE 1973

O Puma GTE 1973 é do meu novo amigo Marcos Vianna de Jundiaí-SP. Prima pela originalidade e detalhes da época. Um senão é quanto as bolhas dos faróis e entrada de ar sem divisão, que no modelo 73 ainda tinham, mas Marcos diz que, como segundo dono, não fez nenhuma modificação e não existem marcas de lanternagem. No restante este carro é excepcional. A cor Azul Astral metálico, código L-1314, da linha VW TL / SP-1 / SP-2, ainda é a mesma de quando saiu da fábrica.
Todos os detalhes mantém a originalidade do Puma.
No motor, a torre de acionamento dos carburadores já não é a mesma original, nem os elementos dos filtros de ar, mas são detalhes que não comprometem a qualidade do veículo e fáceis de voltar a originalidade.
A pintura do tanque de combustível está na exata cor original...
...E o estepe, ainda tem o famoso pneu Pirelli Cinturato 165x14, de perfil padrão (80).
Painel liso, tudo funcionando, console com cinzeiro de Kombi (que nos Puma foi de 71 a 73), tudo corretamente no lugar.
Muito contra a vontade, Marcos colocou o Puma para venda por motivos alheios a sua vontade e não pede um absurdo, afinal o GTE é muito integro. Para saber mais entre em contato comigo pelo felipe@pumaclube.com.br.