segunda-feira, 6 de setembro de 2010

GTS 1977 - Azul Vincennes

As fotos deste Puma GTS 1977 em Minas Gerais, único proprietário e parado no tempo. Quem me enviou foi meu amigo Fernando Portilho:
"As fotos que prometi do GTS 1977 (virgem), o carro está com 60 000 Km e o proprietário guarda ainda, chave reserva, manual do proprietário, livrete de revisões, carnet de financiamento de quando foi comprado "O" Km. A capota foi refeita, este foi o motivo que o Nelson (proprietário) terminou por encostar o carro. (tão ruim que ficou). O Nelson afirma que as lanternas, ele não mexeu, porém, o antigo chefe de oficina da revenda Volkswagem daqui, afirmou que foram trocadas, porque uma delas tinha uma rachadura e as novas eram diferentes, por isso trocou as duas. O restante é de fábrica."
Segundo o Fernando, o Puma já está voltando a vida. Olhando o carro reparei na cor azul e desconfiei ser o tão requisitado Azul Vincennes Metálico (código 0750-4175), até pedi ao Fernando para verificar junto ao proprietário Nelson.
Logo depois recebi um e-mail do meu amigo Paulo Reisinger, que repassou o e-mail do Alexandre:
"Paulo, para você que gosta...e quem não tem uma historia com um carro desses...
Esse carro acabou de ser restaurado, ainda está dentro do "forno".
O desafio: Achar o tal Azul Vincennes Metálico, do catálogo da PUMACOR (Combicril-Glassurit)...Porém a Glassurit 'apagou' essas cores do banco de dados.
Após contar a história toda do carro para a DuPont, eles vasculharam durante 1 mês... e encontraram uma amostra da cor, num documento de papel, não existia a formula... com a amostra fizemos aqui na Oficina, agora temos a cor Azul Vincennes metálico disponível novamente após 38 anos, é simplesmente linda. Abraço, Alexandre Uemura.

O comparativo dos dois carros:
Nitidamente a mesma cor.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Puma de corrida

Esta foto é mais conhecida que o Pelé, mas a adoro. Poderia ficar olhando horas para ela, talvez matando saudades de um tempo vivido, talvez ficar viajando na imaginação...

Foto do dia - Detalhe GTE 1800S

Foto do detalhe da roda de um Puma GTE 1800 S, em 1970 na fabrica. Fica por conta de vocês olharem os mínimos detalhes do Puma e da fabrica, porque a foto é boa e amplia bem.

Console Puma GTE/GTS 1971 a 1976 1a. série

Falei aqui do primeiro console Puma lançado no modelo GTE em 1970. Agora vamos falar dos consoles que vieram depois. Talvez em meados de 1971, não se pode precisar a data correta, a Puma modificou o console de seus modelos. Agora mais fino e delicado, dando-lhe um aspecto mais charmoso e luxuoso. Esse console era feito em fibra de vidro, com acabamento corrugado, parecendo o corrugado do vinil que reveste o painel desses Puma. Mas não ainda falarmos somente deste console, porque o modelo que veio a partir de 1973 é muito parecido, podendo ser confundido. Então preparei um comparativo. As mudanças começam pela dimensão, que no 71/72 é mais largo que no 73/76, imperceptível a olho nu, principalmente para os leigos. Outras diferenças são o porta-objetos e a parte superior (cabeça) que liga a parte inferior (túnel) do console. No modelo 71/72 a "cabeça" tinha um desenho levemente diferente além de ter uma placa de madeira com acabamento imitando jacarandá, idêntica ao do painel. Alguns retiravam essa placa para a instalação de instrumentos complementares, já que o modelo até 1972 só vinham com conta-giros, velocímetro e marcador de combustível.
O console 73/76 não tinha mais essa madeira, pois o painel era todo de fibra corrugada como o console. Abaixo vemos o console desmontado e suas peças. O apoio de braço era revestido de vinil igual a cobertura do painel, assim como a tampinha do freio de mão e acabamento da alavanca de câmbio. A tampa do porta -luvas na parte interna e o "chão" deste eram revestidos de carpete comum.
No console 71/72 são as mesmas peças que desmontam porém não são intercambiáveis por serem de dimensões diferentes. O revestimento era igual com uma única diferença, no porta-objetos do console 71/72 era revestido também de carpete comum, abolido no 73/76.
Console 71/72.
Console 73/76.
A maior diferença está na "cabeça", além da madeira existe abaixo dela uma cavidade que no modelo 73/76 não existe.
Nessa foto do modelo 73/76 existe o buraco do rádio, mas não vinha furado, era uma placa só.
Aqui reparamos bem a diferença do porta-objetos, abaixo do 71/72...
... E do 73/76.
Futuramente falaremos do console 1976 2a. série.

Eventos - X Rally Internacional Classic Car Club

Pelo jeito foi um sucesso. O meu amigo Eurico Estima do Classic Car Club RS me mandou o link com as fotos do rally e o resultado.
E está cravado mais uma: PUMA VENCE EM SUA CATEGORIA !
O Puma GTS 1978 2.400 cc # 32 de Anônio Greca e Daniel Estima Bandeira de Porto Alegre-RS foram os vencedores da "Categoria 30D - Carros entre 1971/1980 - Navegação Odômetro".
Parabéns a dupla vencedora.
Outro representante também brilhou, o Puma GT DKW # 18 de Oscar Fernando Leke e Maria Luiza Menezes de Porto Alegre-RS chegou em 4° lugar na "Categoria 20D - Carros entre 1961 / 1970 - Navegação Odômetro". Parabéns a dupla que chegou na frente de carros como Fiat 124 Sport, Mercedes e duas Alfa Giulia e Alfa 2600 Spider. Poderia ter sido melhor, se não fosse o desempenho brilhante dos urugaios Daniel Cabeda / Daniel Rosello (1° lugar) e Walter Garrido / Alvaro Lopes (2° lugar), os conjuntos que menos perderam pontos em todas as categorias, 8 e 10 respectivamente. Os urugaios são feras no assunto, arrebatando outras primeiras colocações.
O Puma GTS 1980 #02 de Edison Renato Roessler e Alda Maria Roessler de Farroupilha-RS chegaram na 10° colocação, na mesma categoria do Puma #32 (vencedor).
A competição estava repleta de raridades, dominadas pelos modelos europeus.
São lindas as fotos, como esta de um Mercedes vindo...
... Um Fusca indo.
Veja todas as fotos e resultados aqui.

Puma pelo mundo

Puma GTE sul africano, possivelmente 1973 ou 1974, com cor moderna e rodas atuais.
Está certo é difícil a restauração de um carro antigo, imagine de um modelo que tinha peças importadas, apesar de ter sido fabricado lá na África do Sul, mas precisava colocar essas maçanetas?

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Puma de corrida - Angi Munoz

Aí está a grande fera que faltava no Puma Classic:
'Olá Felipe,
Procurando Pumas na Internet descobri o seu Blog por que vi uma miniatura perfeita do Puma #8 feita pelo Ricardo Tropia, cujo telefone já anotei.
Você quando jovem foi vizinho da Comercial MM, que revendia os Pumas em SãoPaulo e onde eram preparados para corrida, então mando um pouco da historia do Puma #8. Os Pumas de corrida eram fabricados em fibra de vidro mais "fina" para ficarem mais leves, na Puma no galpão da antiga Ford, no Ipiranga e vinham sem acabamento, apenas com o banco do piloto para Comercial MM na Avenida Santo Amaro, para serem preparados para corridas. Aí mudávamos a caixa de cambio e o motor era "enxertado" com peças Porsche, carter seco com radiador de óleo colocado no bico do carro, rodas Scorro de magnésio e pneus Cinturato Pirelli. Comecei correndo na rua em Piracicaba - onde nasci - com DKW VEMAG, cujo chefe de equipe era o Jorge Lettry e o Crispim um dos mecânicos, que depois se tornaram os homens que fariam os Pumas. Quando vi o primeiro Puma me apaixonei e comprei um na versão de corrida e o meu primeiro patrocinador foi a Caninha Cavalinho de Piracicaba. O número 8 era mais prático e barato, pois cada circuito que chegávamos os carros locais já tinham números e bastava uma fita preta ele se tornar 48, 81, 18 ou 8, sem ter que pintar (hoje se usam adesivos). Agora as fotos:

Puma #8 de Angi Munhoz vence em Brasília. Puma #46 em "Duas Horas de Interlagos".
Puma #48 em Brasília na chuva.
Puma #46 com o Freddy Giorgi, em Curitiba. O logotipo da Comercial MM na lateral do carro.
Dois Pumas "de fabrica" o #4 com Chico Lameirão e #18 com Angi Munhoz. Puma #81 da Caninha Cavalinho. Fusca da Comercial MM preparado para "24 Horas de Interlagos", onde manteve-se por 23h30m em segundo até quebrar, atrás do Opala do Bird e Nilson Clemente os vencedores. Da esquerda para direita: Zereu, Gigante, Cripim, Freddy Giorge, "MM” Milton Masteguim e Angi Munhoz.
Grande abraço, Angi Munhoz'

AC-1600 - O sobrevivente

Este é o sobrevivente do protótipo AC-1600 projetado por Anisio Campos em 1968. Pertence e foi restaurado por Cláudio Mader de Curitiba-PR, a mesma pessoa dos três Puma GT DKW da publicação de ontem "Puma GT DKW - O sonho continua".
Na foto abaixo, o Anisio Campos ao volante do AC-1600.
' O estilo “racing-car” acompanhava a moda CAN AM (corridas nos países Canadá e América). Outro detalhe peculiar é a observação verdadeira de que este projeto foi o primeiro a começar pelo desenho. (Os “carrozzieri” até então “vestiam” com chapas de alumínio, os bólidos testados quase sempre sem as carrocerias).
Percebe-se que os AC, dispunham no seu “shape” de varias opções para a colocação de radiadores para atender a refrigeração de água ou óleo. Também o espaço para a motorização era amplo o suficiente para acoplar motores traseiros colocados sempre no conceito entre-eixos, “mid-engine”. Anisio Campos
'
Abaixo a foto sem o shape com o Cláudio Mader ao volante.
Fotos cedidas pelo meu amigo Edison Enriconi.

Pelo retrovisor de um Puma

Eventos - São Paulo Fashion Car

Por Roberto Torres
'Caro Humberto
Agradeço o convite.
Já estive em alguns eventos promovidos por você, pois os carros são minha paixão.
Mas neste, não dá.
Assim que o nobre "prefeito" permita que meu Puma GTS 79; lindo e zerado; passe no "Controlar", talvez eu até possa.
É até, lamentável um antigomobilista apoiar um evento destes.
Pensei em ir, com um Fiat Tipo 9X com placa de Diadema ou um Monza 8X com placa de São Bernardo. Talvez, um Fiat Uno 8X com placa de Embú. Talvez até uma Chimbica qualquer, que sem documentos possa andar aqui ou até, em Jarinú.
Para rimar com prefeito.
Posso ir?
Acho que sim, ou não?
Como diria Caetano!
Mas com meu Puma infelizmente não posso, pois não sou um cidadão regular.
Apesar de sempre ter pago meus impostos por um carro, com o qual ando menos de 500 km por ano.
Mas sou um cidadão irregular.
Humberto!
Apoiar um evento destes. É lamentável.
Estou fora.
Nem posso ir, com meu, irregular Puma GTS 79, com placa de São Paulo (Zerado), e reprovado pelo "Controlar".
Espero que todos os que nos lêem se manifestem.
Não contra você, Humberto; mas sim contra uma lei que tem pesos e medidas, totalmente errados.
E um detalhe, sem politicagem alguma.
Apenas de alguém que gosta e tem, apenas um; só um; carro velhinho...Mas bonitinho!
Roberto Torres'

Inspeção Veicular (5)

Saiu no jornal Agora São Paulo de hoje (02/09/2010). A matéria mostra os problemas dos veículos fabricados até 1998, principalmente os movidos com motores VW a ar e motores a gás. Até 1998, porque esta foi a data limite para todos carros fabricados para circulação no país terem injeção de combustível (o catalisador é obrigação anterior).
A maior piada é a resposta do órgão fiscalizador da Prefeitura de São Paulo, veja grifado em vermelho.
Imagem cedida pelo meu amigo Aluizio Proença de Lemos.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Puma GT DKW - O sonho continua

Vejam a notícia enviada pelo meu amigo Edison Enriconi:
'Felipe, o Cláudio com amigos aqui em Curitiba-PR estão “FABRICANDO” estes três PUMA DKW. Saudações Edison'
Pelo jeito teremos MAIS três!!! Vão somando, daqui a pouco dos 125 Puma DKW produzidos, teremos 90% rodando novamente em perfeitas condições.
Um trabalho gostoso e bem divertido. Além disso está sendo bem feito. Parabéns aos meninos!

Foto do dia

Gostei da garagem desta casa em um bairro paulistano, principalmente da parte central, talvez o que mexa comigo, seja aquele vaso de Polypodium diversifolium...

Anuncio (80) Super Clar

O anuncio veiculado em fevereiro de 1986 e enviado pelo meu amigo Claude Fondeville traz uma das mais tradicionais concessionárias Puma, a Super Clar existente até hoje no mesmo endereço. A história começou com uma oficina especializada em Puma no bairro paulistano do Sumaré na mãos do meu amigo Hélio Claro. Mais tarde, pela competência, se tornou revendedor Puma, chamando-se Glass Car e abrindo nova loja na Av. Sumaré. Os negócios iam muito bem e Hélio em uma reunião dos revenderores Puma na fabrica, ouviu a pergunta de um diretor:" - Quem quer ser nosso representante em Brasília?" Logo o Hélio levantou a mão e se propôs a montar a filiar da Glass Car na capital federal. Em São Paulo seu irmão Celso Claro ficou tomando conta da matriz. Em Brasília as coisas foram bem até o início da década de 80, até que ele resolveu se aventurar em Serra Pelada em busca de ouro. Deixou a Glass Car inativa, desmontou toda a estrutura existente, passou a matriz para o irmão e foi se aventurar. Claro que não deu certo e o Hélio perdeu tudo. O Celso por sua vez resolveu mudar de endereço e de nome, passando a se chamar Super Clar e assim permanece até hoje.
Uma pena! Não o caso do Hélio e sim da Super Clar, que resistiu durante todos esses anos, passando por fechando da fabrica, reabertura e fechamento novamente, agora da Alfa Metais e a revenda firme na posição de manter os veículos Puma em ordem.
Hoje não querem mais trabalhar com Puma, tornando-se uma oficina comum, daquelas que atendem seguros. Além disso, nunca souberam aproveitar o conhecido nome em todo Brasil, para vendas pela Internet ou consultorias. Tinham a faca e o queijo nas mãos, porque o mais difícil eles passaram, quando se tornaram os únicos no ramo, não se atualizaram ficando para trás.

Eventos - Dia do Antigomobilista

Ontem foi comemorado no Auto Show Collection em São Paulo o Dia Municipal do Antigomobilista, data instituída em 2003. O tempo estava ótimo para o desfile no Sambódromo, com os veículos representantes de cada clube que participa de todas as feiras, mais alguns clubes convidados. Os presidentes de clubes ou seus representantes receberam uma homenagem do Diretor Superintendente da Matel, organizadora do evento, em um coquetel exclusivo aos convidados.
O Puma Clube compareceu com o belo Puma GT 1970 do nosso amigo Ernani, que desfilou ao lado de um lindo Rolls Royce. Coincidência ou grau de importância? Apesar do Puminha parecer brinquedo ao lado do imponente R&R, eu fico com a segunda opção.
Diversos veículos antigos muito bonitos desfilaram.
Como o desfile tinha muitos carros, a passagem foi em movimento para ser mais rápido. Nisso as fotos não ficaram lá essas coisas e faltaram alguns veículos que passaram pela passarela. Vejam todas as fotos aqui.