tag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post6480967225652944877..comments2024-03-21T10:53:51.421-03:00Comments on Puma Classic: Projeto Puma P-09Unknownnoreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-40072795995893939512011-05-24T14:12:23.172-03:002011-05-24T14:12:23.172-03:00:-):-)Jaqueshttp://www.pumagt.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-68621341982518930872011-05-06T19:31:27.855-03:002011-05-06T19:31:27.855-03:00Eu cheguei a calcular as reações físicas e dinâmic...Eu cheguei a calcular as reações físicas e dinâmicas... para construir 'o pórtico metálico' q fixaria o topo da sus 'McPherson'.<br /><br />Mas ñ fizemos nenhuma intervenção física no belo conjunto mecânico do 'VW 1303'. Ñ q eu saiba.<br /><br />(Ronaldo)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-38751657299389510922011-05-06T12:01:27.876-03:002011-05-06T12:01:27.876-03:00Mc Queen,
A Aldo Auto Capas fabricante do Miura, ...Mc Queen, <br />A Aldo Auto Capas fabricante do Miura, mudou radicalmente seu produto. O motor passou para a dianteira e o desenho deixou de ser aquele em cunha pronunciada. Com isso eles puderam utilizar todas as peças mecânicas da linha VW a água, encurtando em muito o desenvolvimento do chassis, afinal utilizaram a mesma formula da VW. Se eles fossem colocar o motor AP entre entre, para manter o conceito e as linhas do primeiro esportivo Miura, cairiam no mesmo problema da Puma, teriam que fazer um chassis novo, com novo sistema de suspensão, freios e eixos. Como fez o Hoffstetter e o atual Lobini. No primeiro seu custo era proibitivo, no segundo caso, foram gastos milhares de dólares no desenvolvimento, principalmente das suspensões, que foram refeitas duas ou três vezes.Felipe Nicoliellohttps://www.blogger.com/profile/03039188806583052024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-81614949163995666412011-05-05T23:23:53.706-03:002011-05-05T23:23:53.706-03:00Quando a Miura quis evoluir, fez um chassi próprio...Quando a Miura quis evoluir, fez um chassi próprio, no início dos anos 80, e usando mecánica AP, lançou o Targa.<br />A Puma poderia fazer o mesmo, mas acho que o tempo já havia passado, não?<br />McQueenAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-77579495126111072792011-05-05T21:49:44.968-03:002011-05-05T21:49:44.968-03:00Obrigado Mestres Ronaldo e Paulo Sérgio pela expla...Obrigado Mestres Ronaldo e Paulo Sérgio pela explanação.<br /><br />Cesar, a seu pedido, está aí a matéria.<br /><br />Christian, <br />Você tem razão em tudo que disse, o único problema seria mesmo o chassis, o item mais caro em um desenvolvimento, tanto que a Puma no Projeto P-016 tinha chassis próprio, que ficou mais de dois anos em testes (1980/82) e não foi aprovado, precisava muito mais dinheiro e testes. <br /><br />A VW Germany quando comprou a Matchbox, seu presidente, não lembro o nome, declarou que o sonho dele era que um dia a VW fabricasse carros como a Matchbox, diversas carrocerias com o mesmo chassis.Felipe Nicoliellohttps://www.blogger.com/profile/03039188806583052024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-45910036029393800212011-05-05T10:09:51.143-03:002011-05-05T10:09:51.143-03:00Sempre me pergunto porque a Puma não investiu no d...Sempre me pergunto porque a Puma não investiu no desenvolvimento de um chassi próprio. Com isso teria se libertado da dependência de um determinado fabricante ou pior, de um modelo específico e poderia estar produzindo até hoje. A mecânica do fusca 1302 ou 1303 já estava sem futuro no início dos anos 70, só a suspenção era moderna e sobreviveu em outros carros.<br /><br />Nos anos 60 a Matra produziu um esportivo com estrutura tubular, motor central e carroceria de fibra. A mecânica era Renault. Esse tipo de construção é ideal para esportivos e viável para pequenas séries, podendo ser desenvolvido e produzido por uma firma pequena.<br /><br />O primeiro GTE com base VW foi importante para a Puma se estabelecer. Se nessa fase a Puma tivesse desenvolvido um chassi próprio poderia ter lançado o novo modelo em 76 já com a opção de motor refrigerado a água e suspenção moderna, garantindo sua independência e com isso o seu futuro.<br /><br />Motor , câmbio e suspenção sempre se consegue. A Lotus é o exemplo mais famoso, mas existem ainda outras firmas como Morgan, Wiessmann etc.<br /><br />Abraços,<br />ChristianAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-52628400520785061552011-05-05T10:04:43.170-03:002011-05-05T10:04:43.170-03:00Mestre Ronaldo falou tudo e pronto. Só diria que e...Mestre Ronaldo falou tudo e pronto. Só diria que em 74 esse carro foi colocada de lado na Enga. e Modelação pelos trabalhos do Mini Puma. Depois ele não "pegou" mais, talvez pela fábrica em Portugal<br />PauloSérgioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-44608588325199955282011-05-05T10:00:33.510-03:002011-05-05T10:00:33.510-03:00Valeu dr. Felipe! Coloquei o link no grupo "P...Valeu dr. Felipe! Coloquei o link no grupo "Pumaterapia"do FacebookCesar Costahttps://www.blogger.com/profile/06435757109501296807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-58427276519138582162011-05-04T22:02:55.032-03:002011-05-04T22:02:55.032-03:00Era o chassi do 'VW 1303'!
Q veio da Alem...Era o chassi do 'VW 1303'! <br />Q veio da Alemanha em draw-back e deveria ser devolvido portanto.<br /><br />A idéia da diretoria era exportar mais p/os EUA... (era o q nós ouvíamos na PUMA!)<br /><br />Nem chegamos a mexer na 'suspensão dianteira'.<br /><br />- "A rigor... "ñ apareceu o carro" mesmo depois da modelação ...ñ houve um nascimento, nem se pretendeu um renascimento."<br /><br />O designer andava algo contrariado e ñ era o PS, ainda ñ. <br /><br />No desenho 1:1 até prometia um sotaque italiano...<br /><br />Decepcionante p/nós todos e até p/o designer, lógico!<br /><br />Agora, o PS com a palavra... <br /><br />(mto complicado ñ é mesmo: então, aí, o PS foi sendo vacinado a ñ errar mais, ...mas aprendeu mto tb)<br /><br />(Ronaldo)Anonymousnoreply@blogger.com