sexta-feira, 15 de julho de 2011

GTC - Procura-se

A foto é do meu amigo Edson Gonçalves dos Santos que ele tirou há um bom tempo em um evento. Acontece que hoje por volta do meio dia e meia hora passou em frente ao meu escritório, esse Puma GTC ou outro igualzinho. Por ter me espantando com tamanha integridade, eu gostaria de contatar o proprietário. Ele veio pela Rua Bandeira Paulista e entrou na Avenida Juscelino Kubitschek, no Itaim-Bibi, em São Paulo-SP. Escutei o famoso ronco do escapamento Puma Kadron, corri para a janela , mas não deu tempo de pegar alguma coisa para fotografar, a única mais próxima era a Kodak Rio 400, mas uma pena estava sem filme.

8 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Tem um destes aqui.Vou procurar as fotos que tirei ha algum tempo.Também só vi ele uma vez.

Dr. JMM disse...

acho que é o mesmo, so que o daqui, "restauraram" e desfiguraram o carro, tentei comprar antes de mexerem, lembra léozito??

Leo Gaúcho disse...

Sim, sim Dr.Pena, fizerma merda com ele, mas acho que está com esta mesma cor.Amanhã tentarei localizar as fotos, estão no PC da empresa.

JPMarchina disse...

AHH, a KODAK RIO tenho uma igual e tb uma WAPSA (QUEM SE LEMBRA), ficam expostas na sala ao lado de um rádio a válvula e um gravador cassete, sobre um móvel, que contém uma TV PHILIPS 1972 A CORES, nossa primeira

F250GTO disse...

JP, não seria uma KAPSA?
rOMEU

Sergio Tempo disse...

JP, Wapsa é pacote de feijão pronto congelado, hehehehe

Felipe Nicoliello disse...

Léo e JM,
Tem outro em Brasólia? Esse é placa de alguma cidade do interior de SP.

Concordo com o Romeu deve ser Kapsa.

Nada disso Sergio, Wapsa é marca de motor de arranque e outros periféricos automotivos elétricos.

Vejam o que achei sobre a Kapsa no wiki:
A Kapsa "Pinta Vermelha" é uma câmera brasileira fabricada na década de 50 pela empresa D. F. Vasconcelos. A empresa iniciou suas atividades em 1941 na cidade de São Paulo, com a fabricação de telêmetros de depressão para Artilharia de Costa, encomendados pelo Exército Brasileiro.
Uma das primeiras câmaras fotogrâficas foi a Kapsa.
Não existem informações precisas sobre como começou a fabricação destas câmeras, mas a empresa destaca-se em sua participação ativa no desenvolvimento do campo da microcirurgia no Brasil, iniciada com o projeto do seu primeiro microscópio cirúrgico, lançado em 1962. Mais de 50.000 microscópios cirúrgicos produzidos pela D.F.Vasconcellos estão hoje instalados em hospitais e ambulatórios do Brasil e de 66 outros países.
A Kapsa foi bastante cultuada por ser bem acabada e forte o bastante para cair sem quebrar. Para usar, é preciso segurar a câmera na altura da barriga, para conseguir ver a imagem pelo viewfinder que reflete a imagem.
Ela trouxe grandes inovações por ser uma câmera com ajustes manuais de abertura do diafragma que conta com apenas 3 ajustes (F22, F16 e F11), mas uma quantidade que já animava os entusiastas na época. As velocidades de disparo eram apenas duas: 1/100 e "B" (nesta opção o obturador fica aberto enquanto se mantém o disparador pressionado).
Além da Pinta Vermelha, existia a Pinta Verde e Azul, que se tratavam de modelos mais simplificados.

Artur disse...

Felipe, porque desses raios e o capo saltado?
Modelo de exportação, correto? Mas era uma exigencia ser diferente?