segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Curiosidades

O meu amigo Ronaldo Almeida Brochado me mandou a imagem abaixo dizendo: "Felipe, que tal um Puma homenageado assim !?! Imagina o impacto educativo e cultural... principalmente entre os jovens! Abraços, Ronaldo"
A obra é na cidade de Saint Gallen, Suíça, o automóvel um modelo Porsche 911.
Realmente seria ótimo, mas como em nosso país a arquitetura se baseia em obras de grande vulto, arquitetura paisagística quase que exclusivamente em elementos vivos (verde) e urbanismo de impacto quase não existe, demoraria muito tempo para isso acontecer. Então resolvi dar uma pequena ajuda para realizar o sonho do Ronaldo, que me perdoem os autores.
Na cidade de St. Gallen, o arquiteto Carlos Martinez e o artista suíço Pippilotti Rist transformaram um monótono espaço urbano, caracterizando-o pelo pavimento macio feito de borracha em uma cor vermelha intensa. A ideia era criar um tapete que se estenderia por toda a superfície, cobrindo os elementos e dando a impressão de que estes surgem a partir do solo.
Dados extraídos do livro The Sourcebook of Contemporary Landscape Design de Àlex Sánchez Vidiella, Capítulo Urban Spaces, editora Collins Design. Fotos Hannes Thalmann, Marc Wetli.

4 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço à 'Marlene Junges' ...que da Alemanha postou essa foto inicial em seu excelente blog.

O endereço do blog é: http://prosadeviagens.blogspot.com/

(Ronaldo)

Mosca disse...

Me deu falta de ar....
Serei eu um claustrofóbico ou apenas um ignorante das artes?

Anônimo disse...

...é assim mesmo, Mosca:

-"...o artista quer impactar e, nem sempre, é unanimidade mesmo!"

(mas isso força um questionamento, um novo ângulo de visão, novos caminhos e pensamentos!)
(Ronaldo)

Felipe Nicoliello disse...

Mosca,
Fico com a segunda opção.... rsrsrs