tag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post946531018884740803..comments2024-03-21T10:53:51.421-03:00Comments on Puma Classic: Rodas Puma GTE / GTS 1976 a 1978Unknownnoreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-69295918430694836672014-05-17T18:14:31.879-03:002014-05-17T18:14:31.879-03:00amigo gostaria de saber se existe o modelo puma GT...amigo gostaria de saber se existe o modelo puma GTE ano 1978 , mas com as lanternas traseiras da brasilia? como no modelo GTI, fico no aguardo da resposta. obrigado MuricioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-75570837529818941172011-06-28T20:48:24.939-03:002011-06-28T20:48:24.939-03:00João Pedro,
Como os pneus atuais tem construção ...João Pedro, <br /><br />Como os pneus atuais tem construção diferente daqueles quando o Puma era fabricado, aconselho a se orientar pelos fabricantes de pneus, se é que eles fornecem esses dados.<br />Mas de qq maneira, utilize 24 na dianteira e 28 na traseira que o pneu trabalha bem e não prejudica o conforto ou compromete a segurança. Na recomendação do Manual Puma pede calibragens muito baixas e esses pneus modernos não trabalham bem com esse tipo de pressão.Felipe Nicoliellohttps://www.blogger.com/profile/03039188806583052024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-12303985561216751872011-06-27T18:52:49.243-03:002011-06-27T18:52:49.243-03:00Caro Filipe, afinal, para o pneus de hoje emdia na...Caro Filipe, afinal, para o pneus de hoje emdia nas medidas originais, 185 e 195, qua a calibragem correta?? seguimos os fabricantes de pneus ou os manuais de época, abçs, gratoJPMarchinahttps://www.blogger.com/profile/17212686262045891869noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-67963288409733758552010-11-03T20:42:59.442-02:002010-11-03T20:42:59.442-02:00boa noite amigos, sou novo por aqui, mas gostaria ...boa noite amigos, sou novo por aqui, mas gostaria tambem de meter o bedelho, a respeito do cn 36 tive varios carros com ele como puma gts puma gtb maverick gt e outros e realmente era muito duro depois de um pequeno uso a não ser que calibrasse com pouca pressão abaixo de 20lbs, a proposito a pirelli recomendava acima de 26 lbs.rogers machadonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-55865163913280232732010-10-20T21:59:25.462-02:002010-10-20T21:59:25.462-02:00Felipe e Smarca, este meu amigo, tinha na época, (...Felipe e Smarca, este meu amigo, tinha na época, (1983)uma Brasília modelo 1974 que era equipada com quatro rodas da Scorro, modelo S9. Era aro 13 e tinha, acho eu, tala 6polegas...ou seria 7 pol.? Mas enfim...lembro que segundo ele, a Brasília "melhorou bastante", pois tinha os mesmos sintomas do que aconteceu com a Brasília do Felipe. Depois que ele tirou os quatro CN36 e colocou no lugar, quatro S211 da Firestone, então uma novidade no mercado.Segundo o comentário dele, "eram bem mais macios que o CN36". Detalhe...a Brasília, quando ele a comprou, já estava com este modelo de roda e os CN36. Mas pensando bem...coloca-se aí, o fato de como o(s)proprietário(s) anteriores usaram a calibragem...sem contar que a suspensão da Brasília tem diferenças de regulagem em relação ao Puma e claro, estava rebaixada. Era isto...grato a vcs por esclarecer esta minha dúvida em relação ao CN36. Abs, CassianoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-53791778978017409152010-10-20T17:53:17.992-02:002010-10-20T17:53:17.992-02:00Sandro,
A matéria sobre as calotas das rodas vem ...Sandro, <br />A matéria sobre as calotas das rodas vem depois, quando? Aguarde, com fotos de calotas originais.<br />Quanto a essa história que a Puma fazia o que o cliente queria, claro que fazia, como a VW, a GM, Fiat e outras também fazem, é só pedir e pagar que o concessionário faz, se é feito no concessionário ou em oficinas prestadoras de serviços deles, somente o concessionário poderá lhe dizer. Na fabrica certamente nenhuma fabrica faz o gosto do cliente! Se a Puma fabrica fez alguma coisa isso foi lá no começo dos anos 70, quando ela fabricava 20 carros por mês e assim mesmo nem tudo era permitido porque poderia comprometer o produto. A partir de meados de 70, duvido! Quem quer ter linha de produção alta não pode ficar personalizando carro por carro. Isso é uma lei a ser respeitada, com riscos de decréscimo no faturamento se for burlada.<br />Além disso, as rodas vinham prontas da Scorro, NA CAIXA, retiradas somente para colocar nos carros.<br /><br />Obrigado Mazinho, estou atrasado com os e-mails, ainda não te respondi.<br /><br />Cassiano, os pneus duros que desmontavam carros eram os radiais Pirelli Cinturato, anterior ao CN36, que veio para melhorar essa situação. Certa vez comprei um jogo de rodas Cruz de Malta retiradas de um Puma GTE 1974, tala 5,5" e 7", com Cinturato 165 e 185. Coloquei em um VW Brasília e em seis meses, o carro estava mais barulhento que turbina de jato. Quase desmontou meu Brasília. A explicação da Pirelli era que a suspensão do Brasília não foi feita para utilização de pneus radiais, teria que fazer uma nova calibragem da suspensão. Como não sou engenheiro mecânico e não conhecia o Ronaldo, fiquei quieto. Porque em outra situação com a Goodyear, voou o balcão de atendimento ao consumidor, acabaram me atendendo e não chamaram a polícia, mas isso eu tinha vinte anos.<br /><br />Arthur, ter jeito tem, o profissional deve ser paciente e caprichoso. Vai encher de solda nas bordas dos raios e depois lixar até ficar igual aos raios originais.<br /><br />Obrigado Deni, espero acabar com muitos erros sobre rodas.Felipe Nicoliellohttps://www.blogger.com/profile/03039188806583052024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-11889813759239390312010-10-19T14:44:44.160-02:002010-10-19T14:44:44.160-02:00Muito bom o post, Felipe, muitas dúvidas que eu ne...Muito bom o post, Felipe, muitas dúvidas que eu nem sabia que tinha foram sanadas.<br /><br />P.S. Este post já é referência sobre rodas de Puma.<br /><br /> Abraço.Denihttps://www.blogger.com/profile/16566162181484468213noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-57974955962296685692010-10-19T14:00:07.425-02:002010-10-19T14:00:07.425-02:00E agora que minhas rodas ficaram com os raios reto...E agora que minhas rodas ficaram com os raios retos? tem como consertar isso?Arturnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-38480991354617994622010-10-18T13:04:03.162-02:002010-10-18T13:04:03.162-02:00Cassiano, o CN36 não era duro. Tive vários jogos e...Cassiano, o CN36 não era duro. Tive vários jogos em diversos carros na época dele. Aliás, naqueles tempos, era, de longe, o melhor pneu nacional que se podia comprar. Quando os outros começavam a aquaplanar, havia ainda uma enorme margem de segurança nos CN36.<br /><br />O problema maior é a calibragem do pneu. Acima dos 16/18 libras recomendado pela Puma, o risco de pequenas trincas e fissuras é maior mesmo. Mas isso com qualquer pneu.<br /><br />Acrescentando, por isso as rodas maiores e pneus de perfil mais baixo (que exigem calibragem mais alta) não casam muito bem com Pumas por questões técnicas e não somente originalidade.smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-78288464537796859162010-10-17T21:15:16.296-02:002010-10-17T21:15:16.296-02:00Felipe, sobre o CN36, quando ele ainda era fabrica...Felipe, sobre o CN36, quando ele ainda era fabricado, um amigo meu dizia que era um pneu muito duro e portanto, não recomendado para carros como o Puma pois em pouco tempo, apareciam barulhos no carro. Isto tem alguma veracidade? Abs, CassianoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-31953156391228626142010-10-17T18:48:42.950-02:002010-10-17T18:48:42.950-02:00Muito bom Felipe! Se alguém ainda tinha dúvida, nã...Muito bom Felipe! Se alguém ainda tinha dúvida, não tem mais. Os pneus Michelin que voce se refere são os ENERGY XM1 165/70 R14 81T e ENERGY XM1 185/70 R14 88T para os modelos GTE e GTS fabricados até fevereiro de 76. Abraços, Mazinho!Mazinho Rochahttps://www.blogger.com/profile/16581409359914567428noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-75443874918225300692010-10-16T07:57:21.652-03:002010-10-16T07:57:21.652-03:00Embora esteja bastante visível para todos, gostari...Embora esteja bastante visível para todos, gostaria de comentar sobre a tampa do copinho que até este modelo tinha as bordas e a cara da Puma cromadas num fundo preto.<br /><br />Eram de plástico e não de metal como são fabricadas as réplicas atualmente.<br /><br />Apenas nunca soube se as tampas originais de plástico, até este ano, tinham as bordas arredondadas como são feitas as réplicas ou facetadas como são as tampas a partir de 1979.<br /><br />Outro ponto que me chama a atenção é que polindo-se à máquina os raios curvos, criando-se o vinco que o Felipe mostrou, parte da rigidez estrutural da roda, especialmente a traseira mais larga de 7" se perde. Pode ser algo insignificante, mas é fato.<br /><br />E 6 meses entre cada polimento, quem me dera. A cada 3 meses eu o faço com Brasso (melhor que Kaol que deixa manchas, talvez por ser mais líquido enquanto o outro é mais pastoso, não sei) e a estopa sai preta como o asfalto.<br /><br />Na verdade, até fiz alguns testes, polindo sequencialmente durante vários dias para ver se conseguia eliminar por completo a oxidação, mas nada. A estopa sempre acaba preta, menos é verdade, mas nunca termina.<br /><br />Também experimentei cristalizar com cera cristalizadora após o polimento para ver se o polimento durava mais, mas nada. Não adianta. Nada consegue deter a oxidação.<br /><br />Talvez um verniz pudesse, mas aí a originalidade iria para o espaço.<br /><br />Eu acabei pintando as minhas rodas de preto Cadillac, por informações equivocadas que compilei na época. Como ficaram realmente bonitas, em especial pelo fato de meu GTS ser branco (cor neutra) e combinarem bem com a capota preta, criando um visual, diria, mais sofisticado, resolvi deixar assim, até porque paguei caro por uma pintura profissional.<br /><br />O Felipe custou mas me convenceu de que a cor padrão era mesmo o cinza médio. O padrão, pois certa vez conversando com um ex-funcionário da Puma, residente em Curitiba, ele me disse que a Puma, a pedido, pintava a roda na cor e tom que o comprador desejasse, desde que pagasse.<br /><br />Essa informação talvez o Ronaldo, leitor deste blog, pudesse confirmar ou não.<br /><br />De qualquer forma essa sequência de artigos sobre rodas Puma está ficando supimpa. Parabéns Felipe.smarcanoreply@blogger.com