tag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post6861153736837316893..comments2024-03-21T10:53:51.421-03:00Comments on Puma Classic: Puma de amigo - GTE 1980 - 3a. parteUnknownnoreply@blogger.comBlogger27125tag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-47799605479268823362011-01-12T18:11:24.466-02:002011-01-12T18:11:24.466-02:00Walter,
São só três pontinhos, não cria grande cr...Walter, <br />São só três pontinhos, não cria grande crise na avaliação, desde que o Puma tenha um bom grau de originalidade, porque se tiver que passar raspando, esses pontos podem fazer a diferença.Felipe Nicoliellohttps://www.blogger.com/profile/03039188806583052024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-61188182496454363412011-01-12T13:15:38.354-02:002011-01-12T13:15:38.354-02:00Mecânica vale 31 pontos na avaliação.
Desse total...Mecânica vale 31 pontos na avaliação.<br /><br />Desse total, 13 pontos do Motor, sendo 10 pontos do Bloco do Motor/Coletores, 3 pontos do Carburador/Filtro de ar e 3 pontos do Distribuidor/Cabos de velas.<br /><br />O item Distribuidor/Cabos de velas não tem pontuação intermediária, ou valem 3 pontos ou zero.smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-56587573040362500852011-01-12T10:57:44.702-02:002011-01-12T10:57:44.702-02:00Ao Sandro e Benicio
Obrigado pelas informações.
E...Ao Sandro e Benicio<br /><br />Obrigado pelas informações.<br />Este blog realmente é uma mina de ouro sobre o assunto Puma .<br /><br />Felipe<br /><br />Esta é para vc :<br /> Caso eu mude o sistema de distribuidor do meu carro , posso perder pontos par conseguir a placa preta? Não altera a originalidade ?<br /><br />Walter Ramosramoswrnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-44010322433128052992011-01-12T08:23:42.099-02:002011-01-12T08:23:42.099-02:00Felipe,
-"Viajar de Puma naquela época...&qu...Felipe,<br /><br />-"Viajar de Puma naquela época..."<br /><br />O melhor era q o Puma 'aceitava mto bem' grandes reduções de marcha, numa tocada mais esportiva.<br /><br />Aquele pneuzão traseiro era tb p/ isso mesmo.<br /><br />(Ronaldo)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-31822740355184332172011-01-11T23:24:36.767-02:002011-01-11T23:24:36.767-02:00Sandro, eu acho que esse o sistema de ignição elet...Sandro, eu acho que esse o sistema de ignição eletrônica para VW a ar foi desenvolvido para motores com injeção. Não sei se vale a pena para motores com carburador.<br /><br />Quanto ao tipo de distribuidor, minha tendência é manter o original (se é que o Bosch 050 equipava originalmente o Puma 79).<br />Minha única restrição a esse distribuidor é que já experimentei o tal "flat spot" (hesitação especialmente notada quando da troca de marchas ou em retomadas) que é uma característica própria dos distribuidores puramente centrífugos. Essa característica não existe nos SVDA (vácuo+centrífugo).<br /><br />Mas acho que não há linha de vácuo nos carburadores originais da Puma (não que eu lembro de já ter visto) e minha tendência é manter também os carburadores originais. <br /><br />Talvez uma boa solução de compromisso para atualizar o motor para uso em cidade e estrada seja o distribuidor original + sensor hall (ou ignição assistida)<br /><br />AbraçosBenícionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-69093482928507095132011-01-11T22:28:39.770-02:002011-01-11T22:28:39.770-02:00Em tempo ... o sistema com ignição eletrônica Mini...Em tempo ... o sistema com ignição eletrônica Mini TSZ (se não me falha a memõria, vejo depois)/distribuidor hall da Bosch permite utilizar a bobina vermelha 067 sem pré-resistência.smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-5387492881570481772011-01-11T22:27:06.306-02:002011-01-11T22:27:06.306-02:00Felipe ... ahhh ... agora entendi!
Duplo = grande
...Felipe ... ahhh ... agora entendi!<br />Duplo = grande<br />Duplo não é necessariamente dois.<br /><br />Ok ... então ... o do meu GTS também é duplo, dos grandes.<br /><br />Benício, pesquise também ignição eletrônica/distribuidor hall da Robert Bosch, o equipamento original dos últimos VW a ar fabricados.<br /><br />No momento certo e, se for o caso, posso ajudar, bem como outros realmente feras no assunto - eu não sou - sobre o(s) código(s) do(s) distribuidor(es) mais adequados e suas respectivas curvas.smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-71456001242317898032011-01-11T22:12:52.731-02:002011-01-11T22:12:52.731-02:00Sandro,
Duplo quer dizer um GRANDE que cabe o dob...Sandro, <br />Duplo quer dizer um GRANDE que cabe o dobro de líquido do reservatório simples. Eu não disse que são dois reservatórios... Tá bom, vou corrigir.<br />Como você sabe houve pequenas grandes mudanças em 1978 sem obedecer uma data ou lançamento, portanto em 1978 teve o reservatório simples, dois reservatórios e o duplo, digo, o GRANDE. rsrsrsFelipe Nicoliellohttps://www.blogger.com/profile/03039188806583052024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-30172061838154592232011-01-11T22:10:45.246-02:002011-01-11T22:10:45.246-02:00Sandro, Sérgio e Felipe, não ficou nenhuma dúvida,...Sandro, Sérgio e Felipe, não ficou nenhuma dúvida, muito agradecido pelas respostas.<br /><br />Walter, eu também estou pesquisando o sensor hall. <br /><br />Estou usando atualmente um módulo de ignição assistida que é vendido pelo Marcelo Tonella, um rapaz muito atencioso e honesto. <br />Há muita informação sobre esse módulo na internet e uns videos nesse endereço: http://www.youtube.com/user/marcelotonella?gl=BR#p/u/14/FfbPwiyGniY<br /><br />Esse módulo não elimina o platinado, mas ele passa a funcionar com uma corrente muito mais baixa, que praticamente não provoca queima e desgastes, evitando regulagens frequentes.<br /> <br />Uma das coisas que gostei neste sistema é que dá para usar uma bobina Bosch KW 067 (a famosa vermelha, que fornece uma faísca muito boa) sem necessidade de pré resistência.<br />Outra vantagem é que não precisa mudar nenhum componente original, apenas ligar o módulo, e isso pode ser revertido facilmente. Além disso é baratinho.<br /><br />Eu estou satisfeito com o módulo, mas tenho a impressão que o sensor hall é ainda melhor, especialmente do fabricante Pertronix se usado em conjunto com a bobina desse mesmo fornecedor. Qual distribuidor usar ainda é uma incógnita.<br /><br />Mas é quase certo que, mais cedo ou mais tarde vou acabar trocando o módulo atual pelo sensor hall.<br /><br />Ignição eletrônica propriamente dita não está nos meus planos - não sei se dá bons resultados em motores VW a ar carburados. Alguém sabe?<br /><br />Abraços a todosBenícionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-1451032303762025772011-01-11T17:42:49.327-02:002011-01-11T17:42:49.327-02:00Depois do distribuidor com platinado surgiu o dist...Depois do distribuidor com platinado surgiu o distribuidor indutivo e finalmente o distribuidor hall, que foi o último a ser aplicado nos motores VW a ar.<br /><br />O distribuidor indutivo é aquele que faz conjunto com um módulo de ignição eletrônica que tem uma caixa maior de alumínio. Esse módulo permite reparações, inclusive.<br /><br />O distribuidor hall faz conjunto com um módulo de ignição eletrônica menor e blindada.<br /><br />Para adaptar é necessário conhecer a curva característica do distribuidor do seu motor, se com avanço a vácuo ou não e se o motor é movido a álcool ou gasolina para encontrar o distribuidor indutivo ou hall que melhor se adapte. Às vezes é necessário também adaptar os pesos centrífugos e/ou molas do avanço centrífugo.<br /><br />Parece complicado, mas não é. É até bem simpes. Qualquer eletricista profissional pode lhe dar as informações que precisa.<br /><br />E adeus platinado! Essa é a melhor parte.smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-44529876193670797832011-01-11T17:25:05.888-02:002011-01-11T17:25:05.888-02:00Paa o Sandro Marca :
Gostaria que me tirasse uma ...Paa o Sandro Marca :<br /><br />Gostaria que me tirasse uma duvida :<br />que distribuidor Hall é este ?<br />No meu carro (gte/75 com carburador Weber 40 - corpo duplo <br /> - opcional da época), tenho distribuidor Bosch , com platinado de Kombi 1200cc , dificeis de encontrar . Outro dia me deixou na mão pq "colou ".<br />Talvez até mude o sistema , se for vantajoso , mesmo que perca sua originalidade .Abraços<br />Walter Ramosramoswrnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-48125766454077343362011-01-10T22:07:18.656-02:002011-01-10T22:07:18.656-02:00Ahhh ... o Felipe está de gozação!
Duplo o reserv...Ahhh ... o Felipe está de gozação!<br /><br />Duplo o reservatório do fluído de freio?<br /><br />Não há 2 reservatórios e 2 bocais na foto nem em sonho.<br /><br />Com relação ao acionamento que substituiu o anterior, sem soldas na ventoinha, acho que podemos afirmar que foi ainda durante 78, provavelmente no segundo semestre, pois o meu motor da série BA (original do meu GTS fabricado em 14/ago/78, segundo o certificado do Rossatto - ) já possui esse acionador. Correto Felipe?<br /><br />Oftalmo ... eu hein? Hahaha ...smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-30653936558671254432011-01-10T21:45:00.049-02:002011-01-10T21:45:00.049-02:00Estou impressionado...
Me dá mais vontade ainda de...Estou impressionado...<br />Me dá mais vontade ainda de cuidar do meu..<br />AbraçoPumahttps://www.blogger.com/profile/16270192166954807827noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-76221426928257373812011-01-10T20:32:19.903-02:002011-01-10T20:32:19.903-02:00Alex,
Sim, os frisos eram em preto fosco automotiv...Alex,<br />Sim, os frisos eram em preto fosco automotivo, mas muitos não gostavam e mandavam trocar. Como se v~e as lanternas já foram substituídas e o Airton ainda não providenciou a pintura das bordas em preto, mas isso vai acontecer.<br />Sandro,<br />Estava com medo do seu olhar, o Airton caprichou tanto para as fotos e passou nos teste do Sandro: Puma limpo!<br />Urgentemente você precisar ir ao oftalmologista trocar seus óculos, o reservatório é duplo sim. <br />Somente quando eu olhar o carro novamente para ver as rótulas. <br />Sei lá que peça é aquela, parece não pertencer ao carro, porque em outra foto ela não estava ou preciso de óculos novos também. Airton, que peça é aquela?<br />Sobre os consoles, a partir de 1976 é aquele console que todo muito conhece, então não é tão importante assim, mas farei a publicação. O console deste Puma não é original, é somente parecido. <br />Não era assim, isso foi largamente utilizado em meados de 80, o famoso batida de pedra. Alguns passavam com pincel fincando rústico.<br /><br />Benício, <br />As mangueiras de combustível originalmente passavam pela frente, infelizmente. Como visual e tecnicamente pela parte de trás é melhor, porque fica longe da fiação elétrica e dá um aspecto mais limpo.<br />Os dois filtros não há tanta necessidade, instalar antes da bomba já resolve para tirar a sujeira vinda do tanque. Mas se este estiver muito sujo, não há filtro que aguente.<br />O tampão traseiro é uma manta fonoabsorvente. Originalmente o material era inferior, mas também tinha. O buraco que se vê o cambio, no GTS é mais perceptível que no GTE, devido a estrutura da carroceria.<br />As outras questões já lhe responderam.<br />Ronaldo, <br />Viajar de Puma naquela época deveria ser o máximo.<br />Sergio, <br />Não existia padrão para instalar antenas, normalmente instalavam do lado direito. Com o passar do tempo, os proprietários começaram a requisitar a instalação do lado esquerdo (motorista) para dificultar o vandalismo, afinal a antena ficava do lado da calçada. Ainda mais neste tipo, que balançava, a criançada adorava mexer. Já do lado da rua a coisa dificultava um pouco.<br />Luby e Diogo, e vcs só viram por foto...<br />Alex, <br />Está sim, parece que já estava desse jeito e o Airton não tirou.<br />Walter, <br />Também acho, se fosse meu, aí que eu não encontraria nenhum defeito.<br />Cesar, <br />O bege do Opala tem dois, em 78 bege areia metálico e 80 dourado palha metálico. Ele está mais próximo do bege areia metálico.<br />A caixa de ventilação dos cilindros é prata, a partir de 1979 passou a ser preta e os frisos que eram cromados passaram a ser pretos na mesma data.<br /><br />UFA! Acabei de responder...Felipe Nicoliellohttps://www.blogger.com/profile/03039188806583052024noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-59928821901884437162011-01-10T16:04:10.800-02:002011-01-10T16:04:10.800-02:00Como o meu vai entrar na faca este mês, mais pergu...Como o meu vai entrar na faca este mês, mais perguntas:<br /><br />1- Este bege metálico é o mesmo do opala 78?<br /><br />2- A caixa do motor do 77 é preta ou prata?<br /><br />3- E os frisos das lanternas traseiras? Pretos ou pratas?Cesar Costahttps://www.blogger.com/profile/06435757109501296807noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-19990773085292691732011-01-10T11:04:50.718-02:002011-01-10T11:04:50.718-02:00Felipe
Só hoje vi a terceira parte da reportagem ,...Felipe<br />Só hoje vi a terceira parte da reportagem ,que acrescentou mais imagens do belo carro que ela retrata.<br />Como falou Sandro Marca ,o maior<br />defeito deste Puma é não me pertencer (apesar de estar muito<br />contente com o meu ! ).<br />Abraços.<br /> walter ramosAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-6724689358123054212011-01-10T09:38:12.369-02:002011-01-10T09:38:12.369-02:00Felipão, é impressão minha ou o carro está com vid...Felipão, é impressão minha ou o carro está com vidro elétrico?GTI1993https://www.blogger.com/profile/01442149228447549449noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-14456517143154189802011-01-09T23:14:49.400-02:002011-01-09T23:14:49.400-02:00Oh inveja boa... parabéns...Oh inveja boa... parabéns...branquinhohttps://www.blogger.com/profile/06473999992738677497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-19913752511369654912011-01-09T13:21:50.162-02:002011-01-09T13:21:50.162-02:00Belissimo carro.... parabens ao feliz prorietario ...Belissimo carro.... parabens ao feliz prorietario desta raridade impar.Lubyhttps://www.blogger.com/profile/03900650798267975191noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-46376620892525803452011-01-09T10:25:02.863-02:002011-01-09T10:25:02.863-02:00Ao Benicio, o fisivel proximo a bobina é das luzes...Ao Benicio, o fisivel proximo a bobina é das luzes de ré.<br /><br />Felipe, qto a antena, o correto não é do lado direito??<br /><br />Diante do meu comentário e dos demais, isso não tira nenhum mérito da qualidade desse Puma, que alias, esta show de bolaSergio Temponoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-38929874660212401422011-01-09T09:31:30.030-02:002011-01-09T09:31:30.030-02:00E já que aqui, ao que parece, é o local dos chatos...E já que aqui, ao que parece, é o local dos chatos, tenho mais uma dúvida a perguntar aos feras:<br /><br />Se observarem nesse GTE a pintura da carroceria atrás das rodas traseiras, na parte inferior, notarão que ali está um pouco mais grosso, como nos carros atuais, de modo a minimizar batidas de pedra levantadas pela roda traseira.<br /><br />Originalmente era assim? Se for aprendi mais uma.smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-10856116294510473852011-01-09T09:21:23.794-02:002011-01-09T09:21:23.794-02:00Benício, algumas dúvidas posso tentar responder, a...Benício, algumas dúvidas posso tentar responder, as demais só com os feras.<br /><br />2) Já vi as mangueiras passadas de todas as formas possíveis em Pumas e em VW a ar, de maneira geral, inclusive da forma que descreve seu carro. Diria que, independentemente da forma de passagem ser original ou não, a forma que como está nesse Puma é a mais limpa visualmente. Está exatamente assim no meu carro.<br /><br />3) Desnecessário 2 filtros. E ainda há a polêmica sobre se deve estar antes da bomba de combustível ou entre a bomba e a linha para os carburadores. Já houve discussões sobre esta questão antes. Pessoalmente tenho um único filtro antes da bomba de combustível.<br /><br />4) É uma adaptação. O que chama de corte tosco por onde se ve parte da caixa de transmissão é por onde a ventoinha capta o ar para a refrigeração do motor. Qualquer impedimento ali tende a fazer a temperatura do seu motor trabalhar mais alta do que aquilo que seria normal. O que existia era uma manta com um acabamento aluminizado, se não me engano. O Felipe pode dissipar melhor esta questão de acabamento da parede de fogo dos Pumas.<br /><br />5) Tenho um distribuidor Hall no meu Puma e só o fato de não ter que trocar e regular o platinado me dá grande satisfação. Fora o fato de, como disse, o sistema manter-se permanentemente em forma. Não conheço o esquema de ignição assistida, mas imagino que qualquer organização da fiação em um chicote apropriado resolveria o problema visual que alega ter no seu carro.<br /><br />Apenas mais um detalhe, a mangueira do respiro do óleo do carter deveria ser transparente. A que está instalada parece uma mangueira do sistema de radiador de algum outro carro. Mas isto é apenas detalhe diante do padrão de qualidade deste GTE que, realmente, impressiona.<br /><br />[ ]s.smarcanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-36766165623171835122011-01-09T08:09:13.192-02:002011-01-09T08:09:13.192-02:00MOTIVADO POR ESSA POSTAGEM!
Tb fui 'de SP a B...MOTIVADO POR ESSA POSTAGEM!<br /><br />Tb fui 'de SP a BH-MG' em Puma da frota ...à festa de '5 anos de nossa formatura'.<br /><br />Mas o campeão era o Lettry:<br /><br />- "O 'Miton Masteguin' garantia que ele, 'Jorge Lettry', ia muitas vezes por ano até Porto Alegre, em boa velocidade e em pouco tempo!"<br /><br />(Ronaldo)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-25997375526303303332011-01-09T00:29:47.890-02:002011-01-09T00:29:47.890-02:00Parabéns ao dono do Puma pelo esmero e ao Felipe p...Parabéns ao dono do Puma pelo esmero e ao Felipe pelas fotos e explicações. Estou verificando que o motor dessa Puma está muito parecido com o meu - exceto pela bagunça de fios causada pelo módulo de ignição assistida - mas o bichinho tá ronronando tão macio que isso não me incomoda. Vou tentar explorar vocês um pouquinho para ver se consigo esclarecer umas dúvidas que sempre tive: <br />1- Para que serve aquele fusível perto da bobina? ( O meu inclusive tá desligado.) <br />2- Os lugares corretos de passagem das mangueiras de combustível são esses da foto? (no meu a mangueira de saída da bomba sobe na vertical e vai para trás do motor onde há um "T", cada ponta vai para um carburador. <br />3- E os dois filtros? Parece uma boa... Já pensei nisso antes mas nunca executei. <br />4- Esse tampão preto atrás do motor, veio com ele ou é uma adaptação? (o meu tem um corte meio tosco e dá para ver parte da transmissão pelo buraco) <br />5 - E finalmente, o meu distribuidor também parece ser original, a numeração dele termina em 050. Já pensei em trocar por um 009 com sensor hall, será que fica melhor que o módulo de ignição assistida? <br />P.S. O suporte do acionamento do acelerador é exatamente igual a este da foto. <br />Grato antecipadamente, um abraço e bom fim de semana a todos.Benícionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7396715818254476928.post-12852432961256965482011-01-09T00:23:10.348-02:002011-01-09T00:23:10.348-02:00As observações dos amigos procedem, estão realment...As observações dos amigos procedem, estão realmente diferentes daquilo que estamos acostumados a ver, cabe ao mestre Felipekeno polegar sanar as dúvidas, abrç Tatu.Tatunoreply@blogger.com