![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyWmyAgNHZruc8X_5sAcLOliXrG2T5EiW6WIAtvPeFjuCEf-u14AlLg0Enmk0vxaMiYvfWGw4Vf_6yQVrdlo7zxvm9Py4vhdjtQxk342-ELdyiuNBksxRqfb6xz6TS0lDWGtRn7hnygXaK/s400/%252348.JPG)
Como eu havia comentado a recriação do Puma Espartano #48 recebeu uma travessa na parte traseira. Nada mais é que uma barra de aço de 6 mm que liga o suporte esquerdo do amortecedor traseiro ao suporte direito, e esta fixada na carroceria com vários parafusos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7gU1ZaoKF71PfBmBaeK5jX4TQQc-thzcXGuevhL291ufXDWGDSkhBUniFrUcsq2ZGi1MoR2XXcmaW-6l4o2iD9Un2d9bqpu1n5lFQCtmXE7D1h9Dys6r2kbe9cCCIhf5KbD2yM4mPv5zv/s400/1.JPG)
A extremidade esquerda...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKd7x0nm_i_vuNUxFwAQnW22YCaAcRgQzSsOTGwYyJHBhKD57KDSLv_2pZr6Hs-vekcF7ui_FOJUHptnZonq2dp38bf3GMH6mkL-boOJL6c0kQgRghErpydL3QSFd_MvQX43a24asvqzxM/s400/2.JPG)
... E a extremidade direita.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTp2tGJkQw1kCqdx_x5DSbXX18l2HXyZFb2XE6Dx83g_Tz0d5D6mid_pdcmxYdOwAw5IoAtORRD2wi3mVIuyqIW_W7HkMfwK9j97U9phHnbDmJzRPuA8DSMq4wcCLnFsTkjozP-OtlLpKX/s400/3.JPG)
A fixação no suporte.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJAkvsvhE6Ge0UPIAwq5_itEYTYDa084qySl7p0ogk-iOPzirXrztl0aj9c-rGqmldlIjkPSCZ1UwM_PH1k_7LtqLDo4TdA_s3VXhvGH8g9JJVFRFpwDeWNUjkvjda0n5wdYoEfWugRpKd/s400/4.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5UYhWsd8EokfWicjiubzwzg7eBWr5amMz88ZShplIeJW2KyBasNUxK0Aog-1t7mFklfAglo-3sX8eaBi9lo5pbaqWay5hdTSQOczm1CzV5Bf3f-SfT59mkIB0jzEG1_xPP0dM_W7pqvpw/s400/5.JPG)
Originalmente o Puma desse modelo até 1972, tinha um suporte em forma de cantoneira em "L" laminada na carroceria e fixada no suporte do amortecedor. Para dar maior rigidez na traseira do Puma foi efetuada essa modificação. Pode servir para qualquer Puma, mas no dia a dia não há tanta vantagem em função do trabalhoso serviço. Claro se o carro estiver desmontado será mais fácil.
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O suporte original era esse aí da fotografia abaixo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjskP8IE9ZPTQw2vSfFBDpk_TUIYtAKshvY95hXNMo59K3A6qaREQFpqgRnDtBgtIkknPplihPijjXpV6A8bFdH4RpBn6ckOw-2dcgEisFO6tpttf0AZI6BdXVFVROCiUhspqAkHt3hyphenhyphenZtr/s400/7.JPG)
O Puma Espartano Recriação saiu da SPORTDAF e rumou para uma oficina no bairro do Campo Belo, no Zé, para iniciar a preparação para a pintura. Não que a Sportdaf não tenha competência para os serviços de pintura, muito pelo contrário, são competentes demais e claro o custo também sobe. Para o Puma Clube e por um um automóvel de corrida, o serviço será mais
light, pois sendo o Zé que faz, temos a possibilidade de escolha do tipo de serviço. Já na "concessionária" do Domingos Avallone o padrão nunca cai. Carro de corrida, sujeito a batidas e esforços, tem outra conotação.
7 comentários:
Fazendo um jabá grátis pros meus amigos, recomendo fortemente a Sportdaf se o objetivo for restauração para obter placa preta. Meu amigo Domingos é extremamente competente, lida com Pumas desde sempre e é cercado de ótimos profissionais. E recomendo também fortemente a 06 Preparações para restaurações que não envolvam tapeçaria e montagem segundo o padrão para PP. Na 06 Preparações, do meu amigo Zé Roberto Farani, fica a base de operações do famoso e competente Ricardo Goldszmidt, especialista em Honda CBX 1050 Six, que sempre que olha para o Espartano réplica, diz: "isso vai ser divertido".
Caro Felipe,
Com todo meu pouco conhecimento sobre PUMA, espero que na recriação do ESPARTANO, você atente para o detalhe da FOTO nº 2
onde apareçe o cabo de embreagem com abraçadeiras, se no meu com todo minha limitação monetária foi uma das coisas que elimenei, além do cabo do acelerador que era do fusca e tinha o mesmo problema, ser maior.
Consegui os dois cabos ai mesmo em São Paulo, em um site.
Em breve vou postar as fotos do meu felino como peguei e de como o recriei, espero que aprove após eu contar um breve relato de como consegui o feito.
Um abração e aguardo as fotos do ESPARTANO, após o "renascimento", já que acompanho seu blog, para aperfeiçoar detalhes que foram feitos no meu felino 1969.
Saudações
Márcio A. C.
*PS - MANDAREI TAMBEM, CONO JA TE PROMETI EM OUTRO COMENTÁRIO, UMA FOTO DE UM KARMAN GHIA, 1969 NA COR AMARELO - LETRIER "na me lembro o modo que escreve", este carro possui placas pretas.
Marcio,
Obrigado pelo seu comentário e aguardo suas fotos.
estou louco para ver este Espartano valente pronto.... não vejo o dia em ao acessar o blog, teremos a grande noticia do Felipe, postando, "O Dia E - renasce o mais famoso dos Espartanos" ... agora fui longe, até sonhei com o título do post.. mas que to curioso pra ver o bichano finalizado, isto to.... abraços...
Gostei do título Eduardo Luís,
Vou aproveitá-lo na época do acontecimento.
Uma barra dessas instalei no meu GTS 1980 quando restaurei. Utilizei uma barra com perfil "U" de 5mm ligando os dois parafusos e mantendo as fixações originais, sem remover a carroceria. O objetivo foi remover os tradicionais ferros chatos soldados por fora em forma de "T" que já ví em muitos.
Há alguns bons profissionais,com preços bem honestos; trocando informações chega-se até eles. BOA PRESIDENTE.
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