sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Puma de corrida

Em dose dupla. O Puma Espartano 48, 1971, da Comercial MM, aqui pilotado por Angi Munhoz e o Puma 46, 1969, por Freddy Giorgi. O "48" logo depois foi vendido ao meu amigo Josamar, tornando-se o furor da Estreantes e Novatos.

3 comentários:

Josamar disse...

FELIPE

Prova:
"12 horas de Interlagos" em 1971.
Carros:
Puma48: pilotos Angi Munhoz e Freddy Giorgi.
Equipe: Comercial MM-Puma.
Este carro é o 1º"Espartano" completo fabricado pela Puma e preparado na MM.

Puma46: pilotos Jan Balder e Fernando Barbosa "Fernandinho".
Este carro foi cedido ao Jan com concentimento do Milton Masteguin, e do Angi e Freddy, pois este carro era o reserva deles, mas precisava montar toda mecânica, o que foi feito em curto espaço de tempo.
O Puma48 abandonou a prova ao amanhecer devido a quebra da embreagem. quando ocupava a 5ª colocação.
O Puma46 terminou a prova na 7ª colocação, sendo que nas últimas 4 horas só funcionava 3 cilindros, e na dificuldadr de trocar vela do cilindro da frente, devido a tampa do motor nao ser a grande(espartano), a perda de tempo seria muito grande, e o Crispim e o Jan resolveram ir até o fim sem trocar. Ajudou muito as condições de tempo:chuva,garoa e serração.
A prova foi vencida pelos irmãos Bird e Nilson Clemente com Opala, devido a grande tocada do Bird na madruga com chuva e neblina(Espetáculo a parte).
Mais detalhes dessa corrida ler no livro do Jan Balder "Nos Bastidores do Automobilismo Brasileiro" pg:154 a 157.(Vale a pena)
Tenho gratas recordações dessa Prova pois lá estive como ajudante de mecânico na equipe da MM, chefiada pelo Miguel(Crispim),nessa e em outas corridas. Dai a minha grande paixão pelo Puma48, que mais tarde adquiri e participei de corridas já como piloto e mecânico do carro,pois conhecia muito bem este carro desde sua origem.
Abr
José Martins "josamar"

Leo Gaúcho disse...

Putz!

prperalta disse...

Acho que vc se enganou do ano da "12 Horas", era a de 1960.